Sousa/PB -

Extras

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

Rádio Agência

20/04/2024 às 11:41

Tamanho da fonte

Após um impasse que durou semanas, o governo recuou e propôs o pagamento de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras aos acionistas. A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

No início do mês, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já tinha dito que aguardava informações da Petrobrás para definir qual posicionamento seria defendido no Conselho de Administração. Isso porque, em março, a Petrobras decidiu distribuir apenas o mínimo de R$ 14,2 bilhões previsto na Lei das Sociedades Anônimas e deixar R$ 43,9 bilhões dos dividendos extraordinários parado numa conta de reserva para cobrir futuros investimentos, sem distribuir esse recurso aos acionistas. O principal deles, o governo. 

Esses dividendos são, justamente, a parcela do lucro que uma empresa passa aos acionistas. Após a reunião dessa sexta, a Petrobras informou que mudou sua posição ao tomar conhecimento das explicações e dados apresentados pela Diretoria Financeira e de Relacionamento. E, para isso, considerou cenários como a evolução do preço do petróleo e do câmbio. O entendimento foi o de que o pagamento de 50% dos dividendos extraordinários não compromete a sustentabilidade financeira da estatal.

Geral Brasília 20/04/2024 - 11:41 Tâmara Freire Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional Petrobras dividendos extras Acionistas sábado, 20 Abril, 2024 - 11:41 1:32

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera