Sousa/PB -

Extras

História Hoje: Morte de Gabriel Garcia Marques (10 anos)

Rádio Agência

17/04/2024 às 09:28

Tamanho da fonte

Logo Agência Brasil

Gabriel García Márquez, um ícone da literatura em língua espanhola e do jornalismo literário latino-americano, deixou um legado incomparável. Nascido em 1927 em Aracataca, na Colômbia, ele foi uma figura singular desde tenra idade, destacando-se como o mais velho de onze irmãos. Sua infância influenciada pelos avós maternos moldou sua perspectiva de mundo, e foi após a morte de seu avô, um coronel da reserva, que ele retornou aos pais, iniciando assim sua jornada na escrita aos 10 anos de idade.

A mudança para Bogotá aos 13 anos marcou o início de uma nova fase em sua vida, onde García Márquez se dedicou inicialmente ao estudo do Direito, mas logo abandonou a faculdade em favor do jornalismo. Sua carreira o levou a diversas partes do mundo, como Roma, Paris e Nova Iorque, onde atuou como correspondente internacional por mais de uma década.

Notícias relacionadas:

No entanto, foi através de suas obras que García Márquez verdadeiramente imortalizou seu nome. "Cem Anos de Solidão", lançado em 1967, é considerado uma das maiores obras da literatura mundial, introduzindo o mundo ao realismo mágico e consolidando o autor como um mestre na arte da narrativa. Seu ativismo político e suas memórias de infância permearam suas criações, enriquecendo o universo literário com uma fusão única de realidade e fantasia.

O reconhecimento internacional veio em 1982, quando foi laureado com o Prêmio Nobel da Literatura, honrando sua habilidade em combinar o fantástico e o realista em uma tapeçaria de imaginação vívida. Apesar de enfrentar um câncer linfático a partir de 1999, García Márquez continuou a inspirar gerações com sua escrita, embora tenha sido forçado a encerrar sua jornada literária devido à demência. Seu último romance, "Memória de Minhas Putas Tristes", publicado em 2004, encerrou brilhantemente uma carreira literária que ecoará eternamente na história da humanidade.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: Bianca Paiva

Publicação web: Patrícia Serrão

 

Cultura Brasília Arquivo pessoal de Gabriel Garcia Márquez vai ser disponibilizado ao público 17/04/2024 - 06:00 História Hoje História Hoje quarta-feira, 17 Abril, 2024 - 06:00 3:09

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera