Sousa/PB -

Extras

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

Rádio Agência

16/04/2024 às 08:26

Tamanho da fonte

O Tribunal Superior Eleitoral retoma nesta terça-feira (16) o julgamento do caso que pede a cassação do mandato do senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina.

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Está sendo julgado o recurso da coligação Bora Trabalhar, formada pelos partidos Patriota, União Brasil e PSD, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que rejeitou a acusação de abuso de poder econômico praticada por Seif na eleição de 2022. 

A ação abrange também os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, então presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista, em Santa Catarina.

Seif teria utilizado irregularmente aeronaves da Havan para participar de eventos de campanha, além da estrutura material e pessoal das lojas para veiculação de campanha e financiamento ilegal de propaganda em evento no município.

Ao TSE, a coligação pediu a cassação da chapa e nova contagem dos votos, com a declaração de eleito para o segundo lugar na disputa da eleição de 2022, o ex-governador catarinense Raimundo Colombo, do PSD.

Em manifestação durante o julgamento, a defesa de Seif, disse que não há provas do uso da estrutura da Havan em proveito do então candidato e afirmou que a acusação é irresponsável.

O julgamento será retomado com o voto do relator.

 

Geral Brasília 16/04/2024 - 08:26 Leila dos Santos - Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional TSE Cassação senador JORGE SEIF terça-feira, 16 Abril, 2024 - 08:26 1:50

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera