Sousa/PB -

Extras

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Rádio Agência

29/03/2024 às 11:15

Tamanho da fonte

Logo Agência Brasil

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho. Uma dessas celebrações mais marcantes é realizada no Coliseu, em Roma, na Itália, desde o século XVIII.

Em 1750, o sacerdote franciscano Leonardo de Porto Maurício criou catorze oratórios no Coliseu e fixou uma grande cruz dentro da arena para a celebração da Via Sacra. O frei tinha o hábito de meditar em cada etapa do martírio de Jesus até a sua morte. O sacerdote transformou a própria devoção em tradição.

Notícias relacionadas:

A partir daquele momento, o enorme anfiteatro romano, conhecido por ser palco de combates entre gladiadores, foi considerado abençoado. Com a adoção do rito, o Coliseu passou a ser preservado. Durante anos, o local estava sendo dilapidado para servir como material em outras construções.

Em 1756, o Papa Bento XIV dedicou o Coliseu à memória da Paixão de Cristo e dos mártires. Em 1959, o Papa João XXIII retomou a celebração da Via Sacra na arena. E, em 1964, a representação no Coliseu tornou-se um evento anual do Vaticano. Com o Papa João Paulo II, a encenação ganhou projeção mundial ao ser televisionada.

Na noite da Sexta-Feira Santa, a procissão percorre o caminho sagrado. Fiéis ligados ao tema da meditação são escolhidos para levar a cruz. Também é tradição que, a cada ano, os textos sejam escritos por pessoas diferentes.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: Dilson SantaFé
Publicação web: Patrícia Serrão

Geral Brasília Tradicional Via Sacra no Morro da Capelinha completa 50 anos Encenação da Via Sacra deve reunir mais de 100 mil pessoas no Morro da Capelinha Papa Francisco condena terrorismo, guerras e corrupção na Via Sacra 29/03/2024 - 11:15 História Hoje História Hoje sexta-feira, 29 Março, 2024 - 11:15 2:29

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera