Sousa/PB -
cajazeiras

Deputado é censurado no Rádio em Cajazeiras e expõe comprometimento da Imprensa com o Poder Público

O parlamentar estava no momento acompanhado do pré-candidato a Prefeito das oposições da Terra de Padre Rolim, Pablo Leitão

Por Pereira Jr. • Articulista Polí­tico

13/02/2024 às 11:14

Imagem Deputado Estadual, Chico Mendes

Deputado Estadual, Chico Mendes ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte

Não é de hoje que a Imprensa Brasileira vem passando por um problema muito sério junto à população: credibilidade. Imprensa tem lado?

É pergunta recorrente, que deixa  aquele profissional que procura exercer seu mister com parcimônia, ética, e decência, sim, envergonhado.

Por quer isso acontece? Quando o profissional deixa de exercer sua atividade do dever imaculado de informar, e passa a fazer assessoria, defender uma bandeira, uma ideologia política, isso claro, envolve também o meio de comunicação, que há muito tempo já se rendeu ao poder econômico. Quem perde com certeza é a audiência qualificada.

Uma importante Emissora de Rádio de Cajazeiras, pioneira nas tradicionais da comunicação, em vez por outra é palco de debate político, envolvendo sempre seus comunicadores.

Em 2012, um importante jornalista, radialista desta mesma emissora apresentava no momento o principal programa da Rádio, quando teve o Estúdio invadido por um político, ex-prefeito que não gostou da editoria do comunicador, e foram as “tapas”. Alguém lembra?

O tempo passa, e na segunda-feira de carnaval, nesta mesma emissora, tradicional pelos debates de carnaval, teve o microfone desligado pelo Diretor de Programação para o Deputado Estadual, Chico Mendes, que se encontrava nos Estúdios desta Rádio referência no Sertão da Paraíba.

O clima esquentou. O Diretor de Programação, que também é apresentador, disse que o debate de carnaval tinha já acontecido na Prefeitura Municipal no dia anterior, aberto para todos. E pediu para que o Parlamentar se retirasse.

Chico Mendes retrucou e disse que o debate ficou combinado para aconteceu no camarote da Imprensa na praça pública do carnaval, de forma isonômica, e de última hora foi mudado para a Prefeitura, impedindo os não aliados do Prefeito Zé Aldemir participarem do evento.

O Diretor de Programação da Emissora insistiu que não haveria mais debate, deixando o Deputado Chico Mendes tolhido da oportunidade de também falar sobre a folia de momo.

O caso ganhou ampla repercussão na mídia estadual, até comprometendo a boa imagem dos profissionais de Imprensa Cajazeirenses que se gabam da imparcialidade.

Chico Mendes gravou um vídeo, e postou nas redes sociais, demonstrando sua insatisfação, e constrangimento que o Líder do Governo João Azevedo passou nos Estúdios desta Rádio na segunda-feira de carnaval.

O parlamentar estava no momento acompanhado do pré-candidato a Prefeito das oposições da Terra de Padre Rolim, Pablo Leitão.

Não esquecer que uma emissora de rádio não é um bem particular, é uma concessão pública. 

Fatos lamentáveis registrados no carnaval de Cajazeiras no calor da pré-campanha política que está pegando fogo.

Por favor, não confundir o que de fato é liberdade de imprensa

A liberdade de imprensa é fundamental para promover mudanças políticas e sociais. O trabalho da imprensa consiste em produzir informações de interesse para toda a sociedade, como denúncias em casos de corrupção, os sucessos e falhas das políticas públicas e monitorar o trabalho dos grupos políticos que estão no poder.

Além disso, o jornalismo também atua de maneira local, ou seja, ele atualiza os cidadãos sobre os acontecimentos da sua região para que a população se mantenha bem informada e se organize em prol de mudanças para uma melhor qualidade de vida, quando necessário.

Apesar do seu importante papel para a sociedade e para a manutenção da democracia, a imprensa brasileira vem sendo vítima de diversos ataques nos últimos anos. 

Tenho Dito

Pereira Jr. 
  

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.