17/09/2025 às 14:20
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei (5010/2025) de autoria do deputado Luciano Cartaxo que declara o Vale dos Dinossauros de Sousa como Patrimônio Material do Estado. Reconhecido nacional e internacionalmente pela sua relevância histórica, científica, cultural e turística, o espaço é um dos mais importantes sítios paleontológicos do Brasil e do mundo.
O projeto do deputado Luciano Cartaxo garante que o Governo do Estado, por meio dos órgãos competentes, adote medidas para preservação, valorização, promoção e divulgação do Vale, além de incentivar ações de educação patrimonial.
“O Vale dos Dinossauros é um tesouro científico e cultural que coloca Sousa e a Paraíba em evidência no mundo inteiro. Sua preservação é fundamental não apenas para a continuidade das pesquisas e descobertas científicas, mas também para o fortalecimento do turismo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico da região. Este é um passo importante para reafirmar o nosso compromisso com a história e a memória do povo paraibano”, destacou Luciano Cartaxo.
Localizado na cidade de Sousa, no Sertão do Estado, o Vale dos Dinossauros reúne mais de 50 conjuntos de pegadas fossilizadas de dinossauros e outros animais pré-históricos, com idade estimada em mais de 80 milhões de anos. O sítio já é reconhecido pela UNESCO como patrimônio de relevância científica internacional.
Com a aprovação do projeto, a Paraíba reforça seu compromisso com a valorização de um patrimônio único, que une ciência, cultura e identidade regional.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera