Sousa/PB -
Webnar

Napem da 4ª Circunscrição do TJPB e UFCG vão formar profissionais para proteção a crianças e adolescentes

A iniciativa vai atuar na defesa dos direitos de crianças e de adolescentes residentes na 4ª circunscrição, com ênfase na formação de profissionais e no desenvolvimento de um trabalho que crie um ambiente seguro e protegido, livre das violências, do abuso e da exploração sexual.

Da Redação Repórter PB

07/05/2024 às 15:40

Imagem Reunião virtual discutiu a parceria com o Projeto Recria

Reunião virtual discutiu a parceria com o Projeto Recria ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Núcleo de Apoio à Equipe Multidisciplinar (Napem) da 4ª Circunscrição Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba, com sede na Comarca de Sousa, firmou parceria com a universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Sousa – por meio do Projeto de Extensão Recria (Rede de Experiências e Capacitações em Realidade da Infância e Adolescência). A iniciativa vai atuar na defesa dos direitos de crianças e de adolescentes residentes na 4ª circunscrição, com ênfase na formação de profissionais e no desenvolvimento de um trabalho que crie um ambiente seguro e protegido, livre das violências, do abuso e da exploração sexual.

A chefe do Napem da 4ª Circunscrição, assistente social Mônica Ribeiro, explicou que o projeto ocorrerá através de três frentes de atuação: formação continuada da rede de proteção a crianças e adolescentes; fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil; e mobilização e sensibilização da sociedade para a prevenção e enfrentamento, em particular, do abuso sexual infantil. A formação será facilitada pela psicóloga e mestre em Saúde Coletiva Carolina Pinheiro, que há 10 anos atua na Rede de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência de Salvador, Bahia.

De acordo com a analista judiciária do TJPB, com especialidade em Psicologia e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Shirleidy Mirelle da Costa Freitas Stratton, uma das frentes de atuação do Projeto Recria é a formação contínua de profissionais da rede de proteção às crianças e adolescentes dos municípios da 4ª circunscrição. Segundo ela, “as primeiras ações têm início neste mês de maio, merecendo destaque a ação que vai acontecer na próxima sexta-feira (10), um encontro de formação remota de profissionais da rede de proteção com atuação em municípios da quarta Circunscrição”.

Shirleidy Mirelle adiantou que o tema tratado será “O acolhimento à crise em saúde mental de crianças e de adolescentes: uma perspectiva antimanicomial do cuidado em rede”. Este momento visa celebrar o 18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

No mês de maio, o projeto ainda realizará outras ações relativas ao 18 de maio, como o Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ao dia 25 de maio, Dia Nacional da Adoção. “As formações continuadas abordarão outros temas relevantes para a garantia de direitos de crianças e adolescentes e continuarão a ocorrer ao longo do ano de 2024”, pontuou a psicóloga.

O Projeto Recria é coordenado pela professora da UFCG, doutora Clariça Ribeiro, e se desenvolve com a parceria institucional com a equipe do Napem da 4ª Circunscrição Judiciária do TJPB, também composto pela psicóloga e doutora Fernanda Cavalcanti; pelas assistentes sociais e especialistas, Danúbia Fernandes, Maria Aparecida Maia e Leila Sarmento; e pelas pedagogas especialistas Socorro Sarmento e Maria Gleides Araújo.

Municípios - A 4ª Circunscrição do Poder Judiciário estadual é formada por 28 municípios: Sousa, Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis, Uiraúna, Poço Dantas, Catolé do Rocha, Bom sucesso, Brejo dos Santos, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, São Bento, Paulista, Pombal, Cajazeirinha, Lagoa, São Bentinho e São Domingos de Pombal.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.