título de cidadão

Câmara de Vereadores de Sousa aprova Título de Cidadão para o Major Batista

Natural de Coremas no Sertão da Paraíba, o Major Batista desempenha sua função militar relevante junto ao 14º Batalhão em Sousa há muito tempo.

Durante sessão ordinária do Poder Legislativo Sousense ocorrida nesta terça-feira (20), foi aprovado por unanimidade o Título de Cidadão Sousense para o Major, Francisco “Batista” de Sousa.


Natural de Coremas no Sertão da Paraíba, o Major Batista desempenha sua função militar relevante junto ao 14º Batalhão em Sousa há muito tempo.


A propositura foi do Vereador, José Rodolpho Diniz Dias.


O Major Batista nasceu aos 26/06/1968, na cidade de Coremas-PB, filho de Saturnino Batista de Sousa e Maria Francisca de Sousa. Desempenhou atividades rurais domésticas, dentre outras profissões, auxiliando seu pais no provento do lar, até o ano de 1984, onde ingressou no Curso de Técnico em Agropecuária, na antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAFS), atualmente Instituto Federal da Paraíba – IFPB. No ano de 1988, ministrou aulas em cursinhos preparatórios para o concurso da Polícia Militar, como fonte de renda.


No ano de 1989, prestou o concurso público para o acesso as fileiras da corporação, sendo aprovado em 1º colocado para o Curso de Formação de Soldados – CFSD, que aconteceu na sede do 3º Batalhão, na cidade de Patos-PB. Encerrado o curso, prestou serviços nas cidades de Malta, Condado, Vista Serrana, ora pertencentes aquela unidade operacional.


Em 1992, foi aprovado no concurso interno para o Curso de Formação de Sargentos - CFS, obtendo êxito, sendo formado no Núcleo de Formação e Aprimoramento Profissional NuFAP/PMPB, na cidade de João Pessoa-PB, recebendo no mesmo ano a promoção de 3º Sargento.


No ano de 2001, foi promovido a graduação de 2º Sargento. No ano de 2004, seguiu novamente para o NuFAP, onde submeteu-se ao Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública – CASP, ato necessário e antecedente a promoção de 1º Sargento que aconteceu no ano seguinte, 2005.


Prestou mais um concurso interno, sendo aprovado em 2010 para o Curso de Habilitação de Oficiais, que aconteceu no Núcleo de Formação e Aprimoramento Profissional – NuFAP – PMPB, na capital do estado da Paraíba. Em 2011 foi promovido ao Posto de 2º Tenente, passando a integrar o Quadro de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba. Em 2013 foi promovido ao Posto de 1º Tenente e em 2019 ao posto de Capitão. No ano de 2020, ascendeu ao Posto de Major, oficial superior da Polícia Militar da Paraíba.


Além das qualificações profissionais, o Major Batista detém formação acadêmica com Bacharelado em Direito, formado pela Universidade Federal de Campina Grande. Títulos Lato Sensu, os quais: Especialista em Direito Previdenciário pela FIP (Faculdades Integradas de Patos-PB; Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal, pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande-PB.


É Mentor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar da Paraíba, com atuação nas Cidades de: Cajazeiras, Vieirópolis, Santa Cruz, São José da Lagoa no Tapada, São Francisco, Lastro e Sousa-PB.


Leciona no Curso Superior de Tecnólogo em Segurança Pública, nas disciplinas de Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Direito Judiciário Militar, tendo sido instrutor na turma pioneira formada no 14º BPM no ano de 2019 - Turma 1 e atualmente na Turma 2/2020. As cadeiras fazem parte da grade curricular do Curso de Formação de Soldados, conforme disposição do Centro de Educação da PMPB.


Atualmente está lotado na 1ª Cia/14º BPM, na Função de Fiscal Administrativo, à frente da Seção de Patrimônio PM-4/14º BPM.

Repórter PB

Destaques