Sousa/PB -
Artigo

Importância da ASA na implantação do programa de cisternas no município de Aparecida-PB

O programa foi introduzido com o intuito de amenizar os impactos provocados pela escassez de chuvas no município de Aparecida, sertão paraibano

Da Redação Repórter PB

26/05/2021 às 10:16

Imagem Cisterna

Cisterna ‧ Foto: Catolé News

Tamanho da fonte

O programa foi introduzido com o intuito de amenizar os impactos provocados pela escassez de chuvas no município de Aparecida, sertão paraibano. A construção das cisternas trouxe um alívio para todos os contemplados, de maneira que a depender da precipitação anual de chuvas, podem armazenar água potável para o ano inteiro. Vale salientar a importância da água em uma residência, seja para consumo direto, ou doméstico e atividades de higiene.


Moradores do semiárido, onde as chuvas são irregulares, obtiveram um olhar de esperança com a inserção do projeto, trazido pela ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), adquirido através de políticas públicas, que são indispensáveis, principalmente na vida dos que possuem vulnerabilidade social.

A cisterna é apenas uma das estratégias para armazenar a água das chuvas, existem outros meios, tendo como exemplo, a barragem subterrânea. Este trabalho teve como objetivo analisar minuciosamente a importância da implantação do projeto de cisternas de um modo geral, frisando especificamente a cidade sertaneja de Aparecida.

A implantação e construção das cisternas no município, são dadas através do programa "Um Milhão de Cisternas (P1MC)" e, também, pelo programa "Uma Terra e Duas Águas (P1+2)". Segundo o (IBGE, 2020), Aparecida tem uma população estimada em 8.416 pessoas, com uma área territorial de 291,478 km². 


PARA ACESSAR O ARTIGO COMPLETO CLIQUE  AQUI. 


Autores: Fábio Júnior, Daniela Ísis e João Vitor. 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.