Sousa/PB -
Doações

Justiça de Patos destina recursos de verbas pecuniárias ao Complexo Hospitalar da cidade

A iniciativa cumpre, ainda, o estabelecido pelo Ato Conjunto nº 05/2020 do Tribunal de Justiça da Paraíba, que disciplina os repasses.

Da Redação Repórter PB

27/05/2020 às 19:11

Tamanho da fonte

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, da cidade de Patos, foi uma das instituições beneficiadas por doações de verbas pecuniárias, oriundas das transações penais e suspensão condicional do processo nas ações criminais, para o enfrentamento à Covid-19. Os valores, que ultrapassam os R$ 30 mil, foram doados pelo 1º e 2º Juizados Especiais Mistos da Comarca e serão destinados para a compra de Equipamentos Individuais de Segurança (EPI’s), a serem utilizados pelos profissionais de saúde da unidade hospitalar. A iniciativa cumpre, ainda, o estabelecido pelo Ato Conjunto nº 05/2020 do Tribunal de Justiça da Paraíba, que disciplina os repasses.

A titular do 2º Juizado e diretora do Fórum de Patos, juíza Joscileide Ferreira de Lira, explicou que as duas unidades já fazem a destinação de valores permanentemente para várias instituições, mediante a apresentação de projetos, e que, com a situação da pandemia, se faz necessário uma concentração de esforços e de recursos para a viabilização da proteção e cuidado de todos, sobretudo, dos profissionais de saúde, que estão mais expostos ao vírus.

“Fizemos as doações, eu e meu colega titular do 2º Juizado, magistrado Luzivando Pessoa Pinto, após um processo administrativo em conjunto e com a participação do Ministério Público estadual, na pessoa do promotor Leonardo da Cunha Lima, no qual destinamos as verbas ao Complexo Hospitalar de Patos. A diretora do hospital, Liliane Sena, numa atitude proativa, após consultada sobre a necessidade dos principais insumos para fortalecer o combate à pandemia, enviou ofício à Justiça, informando a preocupação com a escassez dos equipamentos de proteção individual, justificando com orçamentos de preços de mercado”, ressaltou a magistrada.

Joscileide Lira salientou, ainda, que o Hospital Regional de Patos atende uma grande parte da população do Sertão paraibano, e de estados vizinhos e que, dessa forma, os valores relativos às transações penais voltam à sociedade para aplicação efetiva e urgente no combate à pandemia.

Já Liliane Sena salientou que, além da aquisição dos EPI´s, os valores serão utilizados na compra de máscaras, aventais impermeáveis, medicamentos, dentre outros. Ela destacou serem de extrema importância as doações. “Ninguém no mundo estava preparado para um vírus como esse, uma doença como essa, que pegou a todos nós de surpresa. Temos, hoje, 10 leitos de UTI, 23 de enfermaria, e vamos expandir para outros dez leitos. Cada doação nos ajuda, porque todo esforço é bem-vindo. Nós estamos extremamente agradecidos à Justiça de Patos por ter destinado esses recursos para o Complexo Hospitalar Regional”, ressalvou a diretora.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.