Sousa/PB -
prefeitura

Prefeitura de São José de Piranhas implanta Programa de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”

Esta semana foi realizado um treinamento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com uma carga horária de 30 hora

Da Redação Repórter PB

26/01/2020 às 20:37

Tamanho da fonte

A Prefeitura de São José de Piranhas, através da Secretaria de Saúde, está implantando no Município o programa “Melhor em Casa”, que entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (27), atendendo pacientes em casos especiais direto no domicílio com equipe multiprofissional.

A subsecretária de saúde, Débora Rangel ressaltou que o programa está com uma equipe formada por seis profissionais de saúde, incluindo um médico, uma enfermeira, três técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta. Depois, em uma segunda etapa, o programa será ampliado com a contemplação de mais profissionais em novas áreas.

Esta semana foi realizado um treinamento no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com uma carga horária de 30 horas, para capacitar a equipe de multiprofissionais que vai atuar no Serviço Atenção Domicilar (SAD).

O “Melhor em Casa”, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, é um programa do Ministério da Saúde com o objetivo de atender pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma Unidade de Saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento. Durante os atendimentos domiciliares é feito todo o acompanhamento da saúde do paciente.

Inicialmente será feito um mapeamento nas áreas de todas as 10 Unidades de Saúde do Município (cidade e zona rural), juntamente à toda Atenção Básica e Secretaria de Saúde, para identificar os pacientes que precisam dos serviços ofertados pelo “Melhor em Casa”, para que a equipe vá até as residências dos pacientes que não conseguem se deslocar até as unidades de saúde.

Conheça os benefícios do Melhor em Casa

Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;

Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;
Melhor em Casa representa um avanço para o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.

Ao longo dois últimos três anos, a gestão do prefeito Chico Mendes tem investido muito em programas que atendem a saúde no âmbito da Atenção Básica para oferecer um serviço mais amplo e humanizado.

ASCOM

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.