Sousa/PB -
Palestra

Dia do Asteroide será tema de palestra pública do IFPB Campus Sousa

Evento faz parte de projeto de Extensão para divulgação científica.

Da Redação Repórter PB

13/06/2019 às 09:41

Tamanho da fonte

O projeto de Extensão "Palestras Michael Faraday de Ciências: Divulgação Científica na Cidade de Sousa - PB" realiza, nesta quinta-feira (13) a segunda palestra no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa (PB). Desta vez, o assunto abordado será o Dia do Asteroide, que é comemorado todo dia 30 de junho. O evento está marcado para começar às 19h, no teatro do CCBNB.

Para a palestra, a coordenação do projeto convidou profissionais do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco (João Pessoa-PB), da Associação Paraibana de Astronomia e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros. O objetivo é conscientizar a população e as autoridades para os riscos que o planeta sofre de ser atingido por um asteroide e as ações que podem ser tomadas para prevenir e reduzir os danos. Também haverá um momento para observação pública em telescópios astronômicos.

O Dia Internacional do Asteroide foi uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas e faz referência ao chamado Evento de Tunguska. Em 30 de junho de 1908, a Sibéria foi atingida por um imenso asteroide que destruiu 80 milhões de árvores em uma área de 2 mil Km².

Sobre o projeto - O projeto foi elaborado para ser realizado num ciclo de 4 palestras públicas ao longo de 2019, todas a serem ministradas nas instalações do Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), em Sousa, no alto sertão paraibano, instituição parceira.

A ideia foi desenvolvida pelo professor Higo de Lima Bezerra Cavalcanti, ligado ao curso superior de licenciatura em Química do IFPB - Campus Sousa. Ele se inspirou na história de um cientista inglês para formatar o projeto. Michael Faraday (1791-1867) foi um importante cientista britânico. De origem pobre, não teve educação formal, mas conseguiu se autoeducar e fazer descobertas científicas e tecnológicas revolucionárias. Ele compartilhou com as pessoas formas acessíveis de como utilizar a eletricidade, por exemplo. Por isso, é chamado de pioneiro no entendimento público da ciência, através das palestras que ministrou na Royal Institution of Great Britain, em Londres.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.