Aparelhos

Emenda de Gervásio garante equipamentos de colocoscopia e endoscopia para Centro de Imagens de Cajazeiras

O município já conta com os recursos, na ordem de R$ 333.255,00 para a aquisição dos novos aparelhos.

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) de Cajazeiras vai contar com dois  novos equipamentos e vai passar a realizar exames de endoscopia digestiva e colonoscopia. A ação vai acontecer graças a emenda parlamentar do deputado federal Gervásio Maia (PSB). O município já conta com os recursos, na ordem de R$ 333.255,00 para a aquisição dos novos aparelhos.


De acordo com o parlamentar, os equipamentos trarão mais qualidade de vida para os pacientes, que não precisarão percorrer longas distância para realizar os exames. 

"Fico feliz em poder contribuir com a saúde da região. Os procedimentos realizados com os novos aparelhos poderão diagnosticar previamente uma série de doenças. Os moradores de Cajazeiras não precisarão se deslocar para outras cidades para realizar o exame", destacou Gervásio Maia. 

CDI

Inaugurado em 2018, o CDI de Cajazeiras atende pacientes da região polarizada por Cajazeiras. Para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos, Gervásio Maia solicitou junto a Energisa a implantação de um transformador com maior potência para a unidade. 

Sobre os exames

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças,  sangramentos, entre outros. 

A colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante a da endoscopia, através da imagem, e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso. É indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal.

Repórter PB

Destaques