Sousa/PB -
Qualificação

Saúde qualifica profissionais da Atenção Primária no cuidado com a pessoa idosa

A agenda de três dias, que teve início na terça-feira (26) e encerra as atividades nesta quinta-feira (28), acontece no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

Da Redação Repórter PB

27/11/2019 às 18:49

Imagem Saúde

Saúde ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Com o intuito de capacitar profissionais da atenção primária no tratamento e atendimento ao idoso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (HCor) e o Ministério da Saúde (MS), realiza o segundo encontro presencial da qualificação da atenção à saúde da pessoa idosa. A agenda de três dias, que teve início na terça-feira (26) e encerra as atividades nesta quinta-feira (28), acontece no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

A capacitação tem como público-alvo os profissionais de saúde da atenção primária (APS), secretários de saúde dos municípios e gerentes dos serviços. De acordo com o coordenador de Linhas de Cuidados da SES, Hélio Soares, a capacitação tem o objetivo de ensinar esses profissionais a trabalharem com a caderneta da pessoa idosa e tentar levar o maior número possível desse público para dentro das APS para acompanhamento. “Ao todo são 270 profissionais inscritos nessa qualificação. Esses capacitados saem daqui para serem multiplicadores em seus territórios”, afirma.

Gerontóloga e facilitadora da capacitação, Glenda Dias pontua que na Paraíba a ideia foi recrutar secretários de saúde e gerentes de serviços para criar uma estratégia para implementar a caderneta de saúde da pessoa idosa que o instrumento que ajuda a avaliar esse público de maneira multidimensional. Segundo ela, isso irá favorecer um cuidado mais integral e integrado da pessoa idosa.

Glenda explica que a capacitação dura três meses, sendo três encontros presenciais e o restante por meio do método de Ensino à Distância (EAD). Ela acredita que o curso está sendo positivo, principalmente por já receber o retorno de alguns municípios que já conseguiram implantar muitas das ações abordadas nas aulas. “Acabamos colaborando para esses profissionais no manejo da saúde com o idoso. Sabemos que essa é a primeira capacitação voltada para a saúde da pessoa idosa na Paraíba. Não vamos parar nas aulas. Ao final, vamos também monitorar a implantação do que foi dado no curso junto com os gestores. Essa é uma demanda do Ministério da Saúde de dar suporte a esses municípios”, ressalta.

Para o coordenador da atenção primária da 3ª Gerência Regional de Saúde e participante da qualificação, Nilton Dias, o curso vem fortalecer a aplicação da caderneta da pessoa idosa no território, além do acompanhamento dessa população levando em consideração a questão da vulnerabilidade que está dentro do novo conceito de financiamento da atenção primária. Ele acredita que os municípios que participam da capacitação saem com um diferencial de identificação das necessidades do idoso. Nilton avalia o curso como positivo e já consegue enxergar resultados em sua região.

“Em relação aos profissionais que já estão aplicando a caderneta tem a questão da percepção do cuidado com o idoso que muitas vezes era negligenciado. No meu território, alguns municípios que estão aplicando a caderneta já falaram da facilidade de trabalhar com esse instrumento e de como o serviço melhora, pois agora tem como deixar registrado todo o acompanhamento dessa pessoa idosa”, completa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.