Sousa/PB -
obesidade

Sertão da Paraíba tem equipe médica especializada em tratamento contra a obesidade

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas realizadas

Da Redação Repórter PB

17/04/2019 às 19:48

Tamanho da fonte

 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde cresceu 215% entre os anos de 2008 e 2017. Os números são reflexo de uma sociedade obesa. Na Paraíba esse cenário não é diferente. Pelo menos 55% dos paraibanos está com obesidade ou sobrepeso e 5% dessa fatia são de pessoas indicadas para cirurgias.

Os centros especializados no tratamento contra a obesidade estão localizados, na maior parte das vezes, em capitais brasileiras e grandes centros, no caso da Paraíba, em João Pessoa e também em Campina Grande. A população dessas localidades tem fácil acesso à medicina especializada no combate à doença, mas já os pacientes do sertão do estado, tem que se deslocar centenas de quilômetros para poder encontrar o tratamento especializado.

Pensando na necessidade desse público do sertão paraibano, o ICOEP – Instituto de Cirurgia, Obesidade e Endoscopia da Paraíba, localizado em Campina Grande, está deslocando mensalmente sua equipe multidisciplinar para realizar atendimento ambulatoriais em dois consultórios localizados nas cidades de Patos e Sousa, Clínica CLINCENTER e RENASCENSE, respectivamente.

A iniciativa partiu do cirurgião gástrico e bariátrico, Dr. Eduardo Pachu, diretor do ICOEP. “Esperamos com isso ofertar aos moradores do sertão mais acesso à medicina especializada e de qualidade. Os números do ICOEP mostram que 100% das nossas cirurgias evoluíram bem e, além disso, nossa equipe multidisciplinar trata complicações de cirurgias oriundas de outras equipes. O tratamento é feito por especialistas na parte endoscópica e cirúrgica, com técnicas avançadas, em que muitas vezes os pacientes não precisam ser reoperados ou irem para a UTI”, diz.

A região do sertão ainda não dispõe de hospitais que possibilitem a realização dos procedimentos cirúrgicos. Os pacientes passam pela consulta na clínica (em Patos e Sousa) e em caso de cirurgias, os procedimentos cirúrgicos acontecem em Campina Grande e João Pessoa.

Nesse mês de abril, Dr. Eduardo Pachu e sua equipe, estarão em Patos e Sousa no dia 25. As consultas podem ser agendadas previamente pelo telefone: (83) 9.9804-0523 (Germana).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.