Paraíba

Saúde faz consulta pública sobre prioridades para Plano Estadual de Saúde

A consulta pública está disponível online, no site ou no aplicativo para celular do Portal da Cidadania, e qualquer pessoa pode acessar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está buscando a opinião pública para construir as bases prioritárias do Plano Estadual de Saúde na vigência de 2020 – 2023. A consulta pública está disponível online, no site ou no aplicativo para celular do Portal da Cidadania, e qualquer pessoa pode acessar.

A consulta é composta por uma questão, na qual o cidadão irá identificar quatro tópicos como necessidade da região em que mora. Entre os itens de escolha estão os seguintes itens: assistência mãe e filho; assistência saúde mental; assistência pessoa com deficiência; assistência doenças crônicas; assistência hospitalar as urgências e emergências; assistência farmacêutica; vigilância em saúde; controle social.

De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o papel da consulta pública é a utilização da estratégia de planejamento para conhecer, a partir da população, as necessidades de cada região. “Após a finalização da consulta, o objetivo é que ela seja pautada e discutida na Conferência Estadual de Saúde, que acontece em junho, e, em seguida, a partir das diretrizes e consolidação da conferência e da consulta pública nas plenárias do Orçamento Democrático, essas informações sejam consolidadas no Plano Estadual de Saúde”, explica. Renata destaca que a proposta é que o Plano Estadual de Saúde seja finalizado até outubro de 2019.

A consulta ficará disponível durante todo o período das plenárias do Orçamento Democrático Estadual e pode ser acessada pelo link https://portaldacidadania.pb.gov.br:90/ODE/Governo/Pesquisa/Registrar?actionName=ODEPES2019. O aplicativo do Portal da Cidadania está disponível para download nas versões para Android e IOS.

Repórter PB

Destaques