Sousa/PB -
Apresentação

Técnicos do Ministério da Saúde conhecem rede de serviços de prevenção e tratamento da Aids e outras ISTs da Paraíba

Após a apresentação teatral, foi aplicado o teste rápido de HIV com fluido oral para as prostitutas que trabalham no local

Da Redação Repórter PB

25/09/2018 às 17:24

Tamanho da fonte

Quem passou pelo Pavilhão do Chá, em João Pessoa, nesta terça-feira (25) pela manhã, foi surpreendido com a apresentação do grupo de teatro da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros-PB), o Prosação. Falava de atitudes simples que fazem a diferença quando o assunto é prevenção da Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs. Parodiando a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, deram o recado. “Quando olhei dentro da bolsa, encontrei as camisinhas pra usar com o meu parceiro...”. Além disso, ensinaram como usar os preservativos, observando os detalhes, a exemplo da validade. Em meio à plateia, dois técnicos do Ministério da Saúde que vieram a Paraíba conhecer a rede de serviços e tratamento da Aids e outras ISTs.

Após a apresentação teatral, foi aplicado o teste rápido de HIV com fluido oral para as prostitutas que trabalham no local. Adriana da Silva Moura adorou a peça e foi a primeira a fazer o exame. “Eu prefiro perder dinheiro, mas não tem quem faça eu sair com uma pessoa que não use camisinha”, declarou.

A Apros-PB é uma das ONGs vencedoras na seleção pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de projetos para a prevenção de HIV/Aids, hepatites virais e outras ISTs e assistência às pessoas portadoras que vivem e/ou convivem com HIV/Aids. As outras seis são: Ação Social Arquidiocesana - ASA; Cordel Vida; Grupo de Apoio a Vida - GAV; Cipmac; Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/Aids/Núcleo de Campina Grande e Esperança do Amanhã - ENA. Já pelo projeto do Ministério da Saúde “Viva Melhor Sabendo - Combinando Escolhas”, as ONGs paraibanas selecionadas são: Apros-PB e Cordel Vida.

Para a coordenadora da Apros-PB, Luza Maria Silva, são projetos como estes que garantem boas ações. “Os recursos nos proporcionam diversas atividades, uma delas é levar o trabalho para o interior do Estado, onde fazemos parcerias com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as coordenações municipais de ISTs/Aids, para oferecer testes de Aids, sífilis e Hepatite B e C para as prostitutas daquele local”, explicou.

Os técnicos Diego Calixto e Carina Bernardes ficaram impressionados com o que viram. Logo cedo, foram ao Hospital Clementino Fraga saber detalhes do funcionamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste no uso preventivo de um medicamento que reduz o risco de contrair o HIV. “Ficamos encantados. Toda a rede de prevenção e tratamento de ISTs e Aids aqui da Paraíba está muito organizada e o fluxo funciona muito bem”, ressaltou Diego.

“Outra coisa que a gente observou é que há uma boa articulação da gestão com a sociedade civil, pois é muito importante que a gestão esteja comprometida para enfrentar as epidemias. Percebemos também que há uma relação de confiança e vínculo entre o estado e as ONGs parceiras, o que é muito importante para que o trabalho flua”, disse Carina.

“Estes projetos proporcionam que sejam feitas diversas ações de prevenção em cabaré; com população em situação de risco; privada de liberdade; travestis e transexuais. A partir daí, quando dá reagente num teste, logo se cria um vínculo e, a partir daí, vai nos serviços de saúde, dando toda assistência”, pontuou a gerente operacional das IST/AIDS e Hepatites Virais, da SES, Ivoneide Lucena.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.