Sousa/PB -
Inclusão Ativa

Deputado Michel Henrique leva Caravana da Inclusão a Pilões

A programação contou com oficinas, atividades de capacitação e rodas de conversa.

Por Redação do Reporterpb

29/09/2025 às 18:17

Ads 970x250
Imagem Deputado Michel Henrique leva Caravana da Inclusão a Pilões

Deputado Michel Henrique leva Caravana da Inclusão a Pilões ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

A Caravana da Inclusão, iniciativa do deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), esteve em Pilões, no Brejo paraibano, nos dias 27 e 28 de setembro. O projeto, que já percorre diversas cidades do estado, tem como foco a promoção do acolhimento, da acessibilidade e de políticas públicas voltadas à inclusão social.

O encontro reuniu mães atípicas, familiares e pessoas neurodivergentes em um espaço de diálogo e integração. A programação contou com oficinas, atividades de capacitação e rodas de conversa. A proposta central é oferecer apoio e conhecimento para aqueles que convivem ou atuam diretamente com pessoas autistas, com síndrome de Down, dislexia, Parkinson, além de idosos que necessitam de cuidados especiais.

Reconhecimento a apoiadores da causa

Durante o evento, a Frente Parlamentar homenageou personalidades locais que contribuem para o fortalecimento das ações inclusivas em Pilões. Receberam a Comenda de Colaboradores Eméritos da Causa Autista a prefeita Soraya Ferreira e a vereadora Doura Cadete. Segundo os organizadores, a iniciativa reforça o compromisso e a dedicação dessas lideranças em prol das famílias atípicas.

O deputado Michel Henrique também destacou o engajamento de representantes locais. “Agradeço especialmente ao vereador Anderson Rodrigues, presidente da Câmara, pela parceria constante; aos vereadores que abraçaram a causa; e à prefeita Soraya Ferreira, que teve papel fundamental nesta etapa da Caravana. Esse trabalho conjunto mostra que, quando sociedade e poder público se unem, a inclusão se torna mais forte e transforma vidas”, afirmou.

Participações e parcerias

A abertura do evento contou com a presença de lideranças políticas e representantes da sociedade civil:

  • Fabiano Santos, secretário de Educação de Pilões;

  • Soraya Ferreira, prefeita do município;

  • Anderson Rodrigues, presidente da Câmara de Vereadores;

  • Maria das Dores Cadete e Marcondes Honorato, vereadores de Pilões;

  • Ariosmar Cândido, presidente do Sindicato de Trabalhadores e vereador;

  • Shamara Rached, psicóloga e facilitadora do curso;

  • Alef Saad, embaixador do Autismo.

Para Michel Henrique, a Caravana tem sido uma experiência transformadora e pioneira. “Cada cidade visitada confirma que a inclusão emociona, fortalece vínculos e deixa um legado. A Caravana nasceu para ser prática, acessível e construída junto às famílias, sociedade e poder público. É informação e atitude que geram mudanças reais”, concluiu.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.