Sousa/PB -
Palestra

Pollyanna Dutra participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Deputada falou sobre mulheres na vanguarda da transição energética. Evento nacional está ocorrendo nesta semana.

Da Redação Repórter PB

29/09/2021 às 10:04

Tamanho da fonte

A deputada Pollyanna Dutra participou, nesta terça-feira (28), das programações da Conferência Brasileira da Mudança do Clima. Durante o evento, a parlamentar ministrou uma palestra no painel “Mulheres na vanguarda da transição energética”, destacando exemplos exitosos alcançados quanto esteve à frente de projetos voltados à sustentabilidade no Sertão da Paraíba. A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) é um evento nacional que está ocorrendo nesta semana e seguirá até a próxima sexta-feira, 1º. Esta é uma iniciativa coletiva e apartidária, nascida em 2019, que tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.


Durante sua palestra no evento, a deputada Pollyanna falou sobre a importância da sustentabilidade, destacando o ODS 7, que visa garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna a todos. “Sustentabilidade á mais do que uma palavra de ordem: é compromisso! Fiz questão de iniciar minha fala com essa frase porque é necessário que esta se transforme em uma política de gestão. E foi assim, com esse compromisso, que, enquanto gestora, consegui municipalizar objetivos globais e auxiliar a transformar vidas no Sertão do estado da Paraíba”, comentou Pollyanna Dutra.

A parlamentar, que foi prefeita do município de Pombal, na Paraíba, por dois mandatos, falou sobre seu exemplo na implementação de energias limpas e renováveis junto a uma comunidade rural do Sertão da Paraíba. “Na Várzea Comprida das Oliveiras, um grupo de mulheres procurou a gestora para um auxílio para compra de um forno industrial. Nós conseguimos montar uma padaria comunitária e, por meio da iniciativa de gestão, essas mulheres tiveram acesso à energia solar, implementaram um biodigestor e ainda reutilizam a água, o que permite com que esse projeto não só seja viável, mas seja sustentável. Contar esse exemplo me orgulha e me faz lembrar que é possível, quando essa é a decisão, impactar as vidas das pessoas por meio da implementação das políticas públicas”, acrescentou Pollyanna Dutra.

A participação completa da deputada Pollyanna Dutra está disponível no canal do YouTube do Instituto Ethos e pode ser conferida por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=agdWiLLjNO4. Estiveram ao lado da deputada Pollyanna Dutra no painel “Mulheres na vanguarda da transição energética” Raquel Lyra (Prefeita de Caruaru-PE), Marina Marinho (Prefeita de Jandaíra-RN) e Natalie Unterstell (Instituto Talanoa).

Sobre a Conferência

Com a primeira edição realizada em 2019, na cidade do Recife, a CBMC é um encontro que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado. O evento promove diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira, maiores ambições na pauta climática e de adaptação às mudanças ambientais. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.