Sousa/PB -
Nomeação

Governo Bolsonaro nomeia chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira para a presidência do FNDE

Nogueira é um dos principais nomes do PP no Congresso, sigla que faz parte do Centrão. Fundo da Educação tem orçamento de cerca de R$ 55 bilhões

Da Redação Repórter PB

01/06/2020 às 19:23

Imagem Bolsonaro

Bolsonaro ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O governo nomeou para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte. Nogueira é um dos principais políticos da sigla, que faz parte do grupo chamado de Centrão. Lopes da Ponte é homem de confiança do senador.

A gestão do presidente Jair Bolsonaro se aproximou do Centrão nos últimos meses, oferecendo cargos no governo em troca de apoio no Congresso. O Centrão reúne partidos de centro-direita e é conhecido por estar aberto a negociações por cargos em troca de dar sustentação a governos no parlamento.

Bolsonaro quer construir uma base política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.

A nomeação de Lopes da Ponte, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (1º), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

No último dia 19, a agenda do ministro da Educação, Abraham Weintraub, registrou uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estava prevista a participação de deputado Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão.

Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) também foram entregue a nomes indicados pelo grupo nos últimos dias.

Programas que FNDE executa

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma das autarquias do Ministério da Educação e teve orçamento de cerca de R$ 55 bilhões. O fundo responde pela execução de uma série de programas de alcance nacional, como:

  • Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)
  • Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

No último dia 18, o governo havia nomeado Garigham Amarante Pinto, indicado pelo PL, para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com o G1.com 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.