
De acordo com reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", uma das autuações, de 2009, refere-se a dois trabalhadores rurais que estavam sem registro em carteira de trabalho. Portanto, não recebiam o pagamento de benefícios trabalhistas como FGTS, INSS e férias remuneradas.
Vieira de Mello, na época desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Belo Horizonte, recebeu multas de R$ 46 mil.
Segundo autos de infração obtidos pela Repórter Brasil, na fazenda em que o atual ministro mantinha uma plantação de café, ainda foram encontradas falhas de segurança e de higiene. A moradia dos funcionários da fazenda ficava perto da baia dos animais, por exemplo. Também foi constatado o não fornecimento de equipamento de proteção individual para os empregados, precariedade das instalações elétricas e risco de contato acidental com a picadeira.
“A administração da propriedade decidiu não contestar nem judicial nem administrativamente as autuações, embora houvesse fundamentos jurídicos e fáticos para fazê-lo. A propriedade jamais incorreu em reincidência e, portanto, não sofreu nenhuma autuação trabalhista desde 2009, nem ações judiciais trabalhistas", declarou o Ministério do Trabalho, em comunicado oficial. Com Notícias Ao Minuto