Entidades apoiam projeto de Jutay que proíbe funcionamento de cursos de saúde à distância

As entidades apoiam a inciativa de autoria do parlamentar que já tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) se reuniu, nesta sexta-feira (17), com entidades representativas de nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros para discutir o projeto de lei (1252/2017) que proíbe o funcionamento dos cursos de graduação da área da saúde que sejam ministrados na modalidade Educação à Distância (EaD). As entidades apoiam a inciativa de autoria do parlamentar que já tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A reunião contou com a participação do presidente do Sindicato dos Nutricionistas, Samuel Paulino; representantes do Conselho de Nutrição da 6ª região, do Conselho de Farmácia Cila Gadelha; o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos Sergio Luís e a presidente do sindicato dos Enfermeiros Eva Vicente.

“Um profissional da saúde não se pode se formar sem o contato e a integração com a comunidade e com aulas presenciais. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm em suas competências, habilidades e atitudes prerrogativas de uma formação para o trabalho em equipe de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, com base nos princípios do SUS. Então não podemos concordar com cursos de saúde à distância”, destacou o deputado.

A proposta de Jutay Meneses apoia-se na Resolução nº 515/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se posiciona contrariamente à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado a distância. Conforme o deputado, a fiscalização ficará a cargo do Conselho Estadual de Educação, sem prejuízo de atuação do Ministério Público Estadual, dos conselhos de fiscalização profissional dessas categorias e de demais instituições.

O projeto compreende entre outros da área de saúde, os de Farmácia, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.

Repórter PB
Repórter PB

Comentários

Aviso legal: Todo e qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e são de inteira responsabilidade dos leitores que publicarem.

Destaques