Uma mulher condenada a oito anos de prisão por participação em um dos maiores esquemas de corrupção da história de Roraima foi presa, na manhã desta sexta-feira (6), no bairro de Intermares, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. A ação contou com a atuação da Diretoria de Operações Especiais (DOE), ligada à Delegacia-Geral da Polícia Civil da Paraíba.
A localização da foragida foi possível após a troca de informações estratégicas entre a Polícia Interestadual (Polinter) de Roraima e a Polícia Civil paraibana, que constataram que a investigada residia no litoral paraibano desde o ano de 2020.
De acordo com as autoridades policiais, a condenação é decorrente das apurações do rumoroso caso conhecido como "Esquema dos Gafanhotos". A fraude estruturada operou entre os anos de 1995 e 2002 no Estado de Roraima, consistindo no desvio sistemático de recursos públicos através do cadastramento de aproximadamente 5,5 mil servidores fantasmas na folha de pagamento estadual.
Estima-se que as práticas ilícitas provocaram um prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 230 milhões. O nome atribuído ao escândalo faz referência à forma como os envolvidos devoravam as verbas orçamentárias estaduais. As investigações originais, deflagradas entre o final de 2002 e início de 2003, culminaram no indiciamento e responsabilização de parlamentares, conselheiros de contas e ex-gestores do Poder Executivo roraimense.
Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva e de execução de pena em Intermares, a mulher foi conduzida à unidade policial competente e passará pelos trâmites legais e audiência de custódia.
A Justiça do Estado de Roraima foi formalmente notificada sobre a efetivação da prisão. Caberá ao Poder Judiciário de Roraima deliberar se a apenada cumprirá a pena em estabelecimento penal na Paraíba ou se será providenciada a sua transferência para o sistema prisional roraimense.