Sousa/PB -
Evento

Michel Henrique e Netinho de Lando destacam união por políticas de inclusão em Lucena

A programação aconteceu na Creche Jesus Menino e reuniu autoridades, profissionais da saúde, da educação e representantes de organizações sociais, além de familiares de pessoas em condições neurodivergentes.

Da Redação Repórter PB

01/09/2025 às 13:10

Ads 970x250
Imagem Caravana da Inclusão, em Lucena

Caravana da Inclusão, em Lucena ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O município de Lucena foi palco, neste último final de semana (30 e 31), da Caravana da Inclusão, uma iniciativa idealizada pelo deputado estadual Michel Henrique e realizada com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba, da Prefeitura de Lucena e do vice-prefeito Netinho de Lando, parceiro direto na organização do evento.

A programação aconteceu na Creche Jesus Menino e reuniu autoridades, profissionais da saúde, da educação e representantes de organizações sociais, além de familiares de pessoas em condições neurodivergentes. O encontro teve como propósito promover debates, orientações e acolhimento, fortalecendo as políticas públicas de inclusão e garantindo suporte efetivo às famílias.

Durante o evento, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente realizou homenagens a personalidades que se destacam na defesa da causa:

• Netinho de Lando, vice-prefeito de Lucena, recebeu a Comenda de Colaborador Emérito da Causa Autista, pelo seu engajamento em ações que unem inclusão, cidadania e qualidade de vida.

• Marcos Cardoso, presidente do CMCDA, representou o prefeito Léo Bandeira, que também foi homenageado com a mesma comenda.

• Jonalyn Mandario, presidente da Província Toscana no Brasil e administradora da Creche Jesus Menino, recebeu a Comenda de Colaborador Emérito pelo trabalho voltado à educação e acolhimento de crianças no município.

Palestras e capacitação

Um dos destaques da programação foi a palestra da psicóloga Shamara Rached, profissional reconhecida nacionalmente pelo trabalho em saúde mental e inclusão, que trouxe reflexões fundamentais sobre o cuidado com pessoas autistas e suas famílias.

Educadores, cuidadores, conselheiros tutelares e representantes de organizações participaram ativamente das atividades, recebendo orientações sobre práticas pedagógicas inclusivas, estratégias de acolhimento e importância da rede de apoio.

O deputado estadual Michel Henrique, idealizador da Caravana, destacou a importância do projeto e a participação de Lucena.

“A Caravana da Inclusão nasceu com o propósito de levar informação, acolhimento e apoio às famílias, além de capacitar profissionais para lidarem com as demandas das pessoas neurodivergentes. Em Lucena, tivemos um exemplo de união entre a Assembleia Legislativa, o poder municipal e a sociedade civil, mostrando que a inclusão deve ser tratada como prioridade em todas as esferas”, afirmou o parlamentar.

O vice-prefeito Netinho de Lando reforçou a importância da ação.

“A Caravana da Inclusão representa o fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, colocando a dignidade das pessoas neurodivergentes como prioridade. É um compromisso que reforçamos ao lado do deputado Michel Henrique, da Assembleia Legislativa e do prefeito Léo Bandeira, em favor de uma cidade cada vez mais humana e acolhedora”, afirmou.

A abertura do evento contou com uma mesa composta por representantes do poder público, sociedade civil e entidades ligadas à causa da inclusão.

Estiveram presentes:

• Netinho de Lando, vice-prefeito de Lucena

• Bárbara Falcão, colaboradora

• Jonalyn Mandario, administradora da Creche Jesus Menino

• Jamil, assessora do vice-prefeito

• Luciana Magno, representante da ONG Apoitchá

• Edileuza Maria, presidente do CACE

• Romilson Santos, representante da ONG IMAAS

• Valdinaldo Ribeiro, funcionário da Creche Jesus Menino

• Shamara Rached, psicóloga

• Alef Saad, embaixador da causa autista

• Iane Lucena, fonoaudióloga

• Gabriela Soares, secretária de Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Cabedelo

• Marcos Cardoso, presidente do CMCDA

A Caravana consolidou-se como um marco no município, unindo representantes do poder público, entidades sociais e a população em geral em torno de um mesmo objetivo: construir uma sociedade mais inclusiva, com respeito, empatia e oportunidades para todos.

Reescreva este texto totalmente diferente, resumido e em formato jornalístico, com uma introdução mais objetiva, um desenvolvimento mais fluido e conclusão adequada. Também incluir sugestões de manchetes ao final.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.