Sousa/PB -
Evento

Paraíba realiza 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres na sexta (01) e sábado (02), em João Pessoa

A programação tem início nesta sexta-feira (1º), com o credenciamento das delegadas, seguido da leitura do regulamento, apresentação do espetáculo “Não me Khalo”, do grupo de teatro da Funad, e mesa de abertura solene.

Da Redação Repórter PB

29/07/2025 às 16:00

Imagem Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura

Secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB) realiza, nesta sexta-feira (1º) e sábado (2), a 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (5ª CEPM-PB). O evento será realizado na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), em João Pessoa, reunindo 384 delegadas eleitas em etapas preparatórias para debater o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.

A etapa estadual é o resultado de um processo democrático e participativo que envolveu 106 conferências municipais, além de 9 conferências regionais, promovidas em diferentes regiões do estado. Essa escuta ampliada permitiu que as mulheres paraibanas discutissem propostas concretas para o fortalecimento das políticas públicas com base em suas realidades locais.

“A realização das etapas municipais e regionais foi essencial para garantir a pluralidade de vozes que estarão presentes na conferência estadual. Esse processo reforça o protagonismo das mulheres paraibanas na construção de políticas públicas mais justas, diversas e inclusivas”, destacou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A programação tem início nesta sexta-feira (1º), com o credenciamento das delegadas, seguido da leitura do regulamento, apresentação do espetáculo “Não me Khalo”, do grupo de teatro da Funad, e mesa de abertura solene. A secretária Lídia Moura fará a palestra magna, abordando os avanços da política de gênero na Paraíba. Em seguida, a professora Dra. Flávia da Silva Clemente, da UFPE e integrante dos coletivos Filhas do Vento e Acadêmicas Negras, apresenta a palestra “Interseccionalidade na Perspectiva do Feminismo Negro”.

No sábado (2), as delegadas serão distribuídas em grupos de trabalho por eixos temáticos, que abordarão desde os desafios da política estadual até subsídios ao Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Na parte da tarde, a plenária final aprovará as propostas e elegerá a delegação da Paraíba que participará da 5ª Conferência Nacional, prevista para ocorrer de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.

A participação na 5ª CEPM-PB é restrita às delegadas previamente eleitas nas conferências municipais e regionais. Não haverá inscrição para ouvintes.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.