08/07/2025 às 15:40
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, realizou visita institucional ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e ao Vale do Pinhão, em Curitiba, com o objetivo de fortalecer parcerias e trocar experiências no eixo estratégico de Cidades Inteligentes — uma das frentes de atuação do TCE-PB voltada à inovação e à modernização da gestão pública.
Durante a agenda, o conselheiro conheceu o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, que consolidou Curitiba como referência nacional em cidades inteligentes e desenvolvimento sustentável. O Vale do Pinhão reúne iniciativas públicas e privadas voltadas à promoção do empreendedorismo, da tecnologia e da sustentabilidade, com foco em áreas como nova economia, governança digital e urbanismo inovador.
Na sede do TCE-PR, Fábio Nogueira apresentou as ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo TCE da Paraíba à alta direção da Corte paranaense. Participaram do encontro o vice-presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha; o diretor-geral de Fiscalização, Rafael Ayres; e o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Entre os destaques, o conselheiro paraibano compartilhou a experiência com a ferramenta Turmalina, desenvolvida pelo TCE-PB para monitoramento e cruzamento de dados municipais, promovendo mais transparência e facilitando o controle social.
“O objetivo é estreitar laços institucionais e trocar experiências que contribuam para o avanço de projetos voltados à modernização da administração pública, alinhados aos princípios das cidades inteligentes, que integram tecnologia e serviços para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Fábio Nogueira.
A visita também possibilitou a troca de informações sobre projetos inovadores conduzidos pelo TCE-PR e pela Agência Curitiba, promovendo um diálogo cooperativo entre órgãos de controle e instituições de fomento à inovação.
Ainda em Curitiba, o conselheiro Fábio Nogueira cumpre agenda institucional com o prefeito Eduardo Pimentel, dando continuidade ao intercâmbio de ideias e estratégias voltadas ao desenvolvimento urbano e tecnológico.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera