06/05/2025 às 10:45
O governador João Azevêdo participou, na noite dessa segunda-feira (5), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, da abertura do 2º Fórum Brasil das Águas. Durante a solenidade, o Governo da Paraíba lançou diversos produtos, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), dentre eles o Atlas Pluviométrico; o Projeto Escolas Sustentáveis, cujo edital foi assinado na oportunidade com previsão de R$ 410 mil de investimentos; o Sistema Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira), ferramenta inovadora de monitoramento e previsão de eventos climáticos extremos para suporte à agricultura e defesa civil; além da atualização do site institucional da Aesa.
No evento, também foi assinado um termo de contrato com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), visando parcerias entre o Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
O Fórum se estende até a próxima sexta-feira (9) com a realização de palestras, assembleias e painéis. O evento é voltado para gestores públicos de todas as esferas, iniciativa privada, usuários de recursos hídricos, ONGs, instituições acadêmicas e sociedade civil e debate temas prioritários relacionados à gestão dos recursos hídricos, mudanças climáticas, uso racional da água, reuso, inovação, regulação e o financiamento de obras e serviços essenciais no País.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual desejou boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do evento para a discussão do desenvolvimento sustentável. “Esse é um espaço que promoverá a integração e compartilhamento de propostas para um Brasil que precisa preservar suas riquezas naturais. Teremos um importante ambiente para troca de experiências sobre recursos hídricos, envolvendo a gestão pública e setores organizados da sociedade. Um espaço essencial para a reflexão, o debate qualificado e a articulação de políticas públicas voltadas à gestão eficiente e sustentável dos nossos recursos hídricos”, frisou.
Ele também destacou os investimentos do Governo da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, na área de recursos hídricos. “Garantir a segurança hídrica em todas as regiões do estado tem sido prioridade da nossa gestão. Por isso, os investimentos na área, em parceria com o Governo Federal, ultrapassam R$ 5,1 bilhões, entre obras concluídas, em execução, licitadas ou a iniciar. São mais de 190 municípios contemplados com obras que fortalecem a economia, mas que, acima de tudo, promovem inclusão e melhoram a qualidade de vida de milhares de famílias, a exemplo das adutoras do Cariri e Curimataú, da barragem de Cupissura e a conclusão da 2ª etapa da Adutora Translitorânea”, acrescentou.
O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, evidenciou a oportunidade de apresentar as ações da Paraíba voltadas para a segurança hídrica e gestão das águas. “Esse é um evento que reúne secretários de Recursos Hídricos do País inteiro para discutir assuntos ligados à área. A Paraíba, felizmente, vem fazendo seu dever de casa, com investimentos significativos, trabalhando no objetivo de garantir a segurança hídrica para todas as regiões do estado, com investimentos em grandes adutoras, além do trabalho de redução de perdas, implantação e melhoria de distribuição de água e a melhoria a cada dia da gestão das águas, com a Aesa”, disse.
O presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, celebrou a consolidação do Fórum. “Esse é o maior evento de recursos hídricos do Brasil, que reúne todos os entes do sistema, como os Comitês de Bacias, órgãos gestores, secretários de Estado, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que se reunirá pela primeira vez fora de Brasília, nesta terça-feira. Então, nessa oportunidade vamos mostrar os avanços da Paraíba, que tem feito uma excelente gestão em recursos hídricos, em infraestrutura e nós estamos replicando esse modelo de sucesso para todo o País”, destacou.
O diretor de Bacia da Agência de Águas do Estado de São Paulo e presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), Lupércio Ziraldo, destacou a importância de estimular a cultura de cuidar da água. “Esse nosso encontro tem o objetivo de evidenciar a importância da água e a gestão da água tem três grandes pilares: as pessoas, o planejamento e orçamento para execução de políticas públicas em benefício das águas e execução de ações e eu tenho certeza de que teremos um grande e profícuo evento”, observou.
A diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Carolina Argolo, falou sobre a necessidade da união de esforços para assegurar o melhor aproveitamento da água. “A gestão dos Recursos Hídricos avançou no nosso Brasil, este ano nós teremos a operação comercial do Projeto de Integração do São Francisco, que garante o abastecimento para 2 milhões de pessoas. Temos muito a comemorar e desafios também e nesse evento nós vamos poder falar sobre integração, sustentabilidade, mobilização e união para que possamos colher bons frutos”, adiantou.
A solenidade foi prestigiada pelo deputado estadual Branco Mendes; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; pela secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo; pelo presidente da Companhia de Água e Esgotos (Cagepa), Marcus Vinícius Neves; pelo superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Marcelo Cavalcanti; pelo secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves; entre outras autoridades.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera