Sousa/PB -
Evento

Presidente da Comissão de Cultura do TJPB participa do Encontro Nacional de Memória do Judiciário

evento trata sobre a valorização e a preservação da história da Justiça brasileira e de suas instituições.

Da Redação Repórter PB

09/05/2024 às 10:20

Imagem Encontro discutiu a preservação da memória do Judiciário

Encontro discutiu a preservação da memória do Judiciário ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e os servidores Patrício Fontes e Marcos Alcântara estão participando do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (IV Enam), com o tema ‘Memória: Preservação, Gestão e Inovação’. O evento trata sobre a valorização e a preservação da história da Justiça brasileira e de suas instituições.

A solenidade de abertura, na quarta-feira (8), foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo. O evento, que ocorre até esta sexta-feira (10), conta com a presença de representantes de instituições e da sociedade civil.

Para o desembargador Marcos Cavalcanti, o Enam se destaca pela organização envolvendo estes tribunais, com palestrantes que norteiam e dão suporte para adoção e implementação de ações que possibilitem o melhor compartilhamento da memória institucional e, no caso, do Poder Judiciário estadual. “Com a preservação do acervo, uso das tecnologias digitais e práticas de inovações, poderemos efetivar a aproximação da sociedade civil ao Poder Judiciário, compartilhando e reconstruindo a memória e a história dessa sociedade”, disse o desembargador Marcos.

Durante o evento foram expostos e distribuídos exemplares de obras bibliográficas de produção do TJPB, dando visibilidade às ações de resgate e compartilhamento da memória do Judiciário local, como por exemplo a coleção “História das Comarcas Paraibanas”.

“A riqueza deste evento consiste em propiciar aos participantes aprendizagem baseada nas apresentações de ações desenvolvidas nos diversos tribunais, relatos de casos de sucesso e as trocas de experiências, possibilitando apresentar alternativas para melhor atuação dos setores de memória deste Judiciário (Memorial, Museu, Biblioteca e Arquivo), espaços, estes, responsáveis pela memória institucional e que precisam desenvolver produtos e serviços de qualidade, no tocante à preservação e disseminação da Memória do Judiciário Paraibano”, comentou o desembargador Marcos Cavalcanti.

Ainda segundo o presidente da Comissão de Cultura, o evento acontece em momento oportuno, principalmente, pelo fato das atuais ações de repaginação dos setores de memória do Judiciário paraibano, tendo em vista a Resolução nº 06/2022, que dispõe sobre a criação do Museu do Poder Judiciário do Estado da Paraíba.

Enam - Nesta edição, o Enam foi organizado conjuntamente pelos cinco tribunais com jurisdição em São Paulo: o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP).

O Enam foi instituído pela Resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. Com a parceria do CNJ, o encontro é organizado desde 2021: em 2023, o evento aconteceu no Rio Grande do Sul e, em 2022, em Pernambuco, e, em 2021, com transmissão online a partir da sede do CNJ, em Brasília.

O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país, buscando debater a importância da valorização e preservação da história do poder judiciário e de suas instituições.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.