Sousa/PB -
Fim dos Lixões

Inaugurada primeira unidade de gerenciamento de resíduos sólidos, em Mataraca

Várias autoridades participaram da solenidade de inauguração do equipamento que vai garantir, além do destino correto dos resíduos sólidos, postos de trabalho dignos para catadores e renda para muitas famílias

Da Redação Repórter PB

18/06/2021 às 17:36

Tamanho da fonte

Foi inaugurada, nessa quinta-feira (17/06), a unidade de gerenciamento integrado de resíduos sólidos de Mataraca, um dos primeiros municípios da Paraíba a aderir ao projeto “Fim dos Lixões”, implementado pelo Ministério Público do Estado (MPPB) para garantir o cumprimento da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Várias autoridades participaram da solenidade de inauguração do equipamento que vai garantir, além do destino correto dos resíduos sólidos, postos de trabalho dignos para catadores e renda para muitas famílias.

Dentre os presentes estavam o prefeito da cidade, Egberto Coutinho Madruga, parlamentares (vereadores e deputado federal), secretários municipais e estaduais e representantes da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), entidade parceira do MPPB no projeto “Fim dos Lixões”. O MPPB foi representado pelo procurador de Justiça Francisco Sagres e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor, o promotor de Justiça Raniere Dantas.

Raniere Dantas falou sobre a importância da construção da unidade de gerenciamento integrado no município, uma vez que a solução é considerada pelo MPPB como adequada, tendo em vista sua sustentabilidade ambiental e econômica. “Aquilo que tanto defendemos foi concluído e inaugurado em Mataraca. Agora, será iniciado o trabalho de coleta seletiva no município e já foi iniciada a recuperação da área que foi degradada pelo antigo lixão, com o plantio de algumas mudas de plantas. O galpão que foi construído para os catadores trabalharem é um local digno, bonito, bem diferente do panorama dos lixões que a população está acostumada”, comparou.

Sagres, por sua vez, destacou o compromisso do MPPB com a defesa do meio ambiente. “O Ministério Público da Paraíba tem sido parceiro em causas ambientais que ajudam a sociedade, não só em relação aos lixões, como também em relação ao que aconteceu com a transposição do Rio São Francisco, em que a instituição mediou reuniões com representantes do Governo Federal, Estado e municípios para acelerar a conclusão das obras e resolver a crise hídrica por que passava a Paraíba, principalmente a região de Campina Grande”, lembrou.

Adesão

O município de Mataraca aderiu ao projeto do MPPB em outubro de 2018, quando o prefeito Egberto Coutinho Madruga assinou o acordo de não-persecução penal e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), propostos pela instituição, comprometendo-se a extinguir o lixão de seu município e a recuperar a área degradada por esse lixão.

Desde então, o município passou a receber o apoio e a assessoria técnica disponibilizada pelo MPPB. Em julho de 2019, por exemplo, o coordenador do Centro de Apoio Operacional e o promotor de Justiça de João Pessoa que atua na defesa do meio ambiente, José Farias, realizaram uma reunião técnica no município sobre a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, em que participaram secretários, agentes comunitários de saúde, professores, catadores e autoridades religiosas locais.

Em agosto de 2019, o Centro de Apoio Operacional realizou uma nova reunião com o prefeito de Mataraca e de outros cinco municípios que também aderiram ao projeto para tratar dos pedidos de licenciamento ambiental das unidades de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. A reunião teve a participação de técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Sudema) e da Famup.


Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.