Sousa/PB -
Evento

É AMANHÃ: Sessão Especial da ALPB celebra o Centenário de Celso Furtado nesta sexta-feira (31)

Propositura é de autoria da deputada estadual Pollyanna Dutra

Da Redação Repórter PB

30/07/2020 às 18:00

Imagem ALPB

ALPB ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba promoverá, nesta sexta-feira (31), uma Sessão Especial em Homenagem ao Centenário do Economista Celso Furtado. A propositura é de autoria da deputada Pollyanna Dutra, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALPB e membro do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, importante órgão que estuda e trabalha em prol do desenvolvimento do estado à luz do pensamento de Celso Furtado. A parlamentar ainda é autora da lei nº 11.505, de 15 de novembro de 2019, que institui 2020 como o "Ano Celso Furtado" na Paraíba, em alusão ao centenário de nascimento do ilustre economista.

O evento promovido pela ALPB em homenagem ao ilustre paraibano contará com a presença de familiares do homenageado, a exemplo da viúva Rosa Freire e do filho André Tosi Furtado, além de representantes do Conselho Regional de Economia, do Fórum Celso Furtado, e estudiosos da área econômica em âmbito estadual, regional e nacional, que falarão sobre a importância da figura de Celso para o desenvolvimento econômico da Paraíba e do Brasil. “Celebrar Celso é reconhecer a importância e a atualidade do seu pensamento, orgulho para a o Brasil, orgulho para a Paraíba ”, destacou Pollyanna Dutra.

A Sessão Especial será realizada por meio de Sistema Eletrônico de Videoconferência e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 40.2), pelo site da ALPB (www.al.pb.leg.br), bem como pelo canal do Youtube da Casa de Epitácio Pessoa: TV Assembleia PB. Acompanhe!

Sobre Celso Furtado

Celso Monteiro Furtado foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia, com a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte pré-keynesiano. Nascido em Pombal, se estivesse vivo Celso Furtado completaria 100 anos em 26 de julho de 2020.

Celso Furtado foi doutor em economia pela Universidade de Paris-Sorbonne em 1948; Integrou a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), órgão das Nações Unidas, em 1949; foi diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico em 1953; fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, em 1959; e foi nomeado o primeiro Ministro do Planejamento do Brasil, em 1962.

Em 1964, perdeu os direitos políticos devido ao Ato Institucional n° I, durante a ditadura. De 1964 a 1979, viveu no exterior, foi pesquisador graduado do Instituto de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Yale, foi professor efetivo de Economia do Desenvolvimento e Economia latino-americana na Faculdade de Direito e Ciências Econômicas da Sorbonne, e ainda visitou diversos países em missão das Nações Unidas.

Celso também foi ministro da Cultura, durante os anos de 1986 a 1988. Em 2004, o economista morreu no Rio de Janeiro, devido a um ataque cardíaco.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.