Sousa/PB -
nota oficial

Em nota, entidades de segurança convocam policiais e bombeiros para Assembleia Geral Unificada nesta quarta (5)

Durante a última semana, o governador João Azevêdo recebeu os representante do Fórum e reuniu a equipe técnica para analisar as propostas enviadas para ao Estado

Da Redação Repórter PB

05/02/2020 às 10:32

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Depois de semanas se reunindo com a equipe técnica do Governo do Estado e com o próprio governador, João Azevêdo, as entidades de segurança pública que compõe o Fórum das Entidades das Polícias Civil e Militar da Paraíba, não chegaram a um denominador comum e realizam Assembleia Geral Unificada nesta quarta-feira (5), às 13h, com concentração na Rua das Trincheiras, nº 401, Centro. A convocação é unificada, envolvendo policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros. O objetivo do evento é reunir a categoria para discutir um indicativo de greve geral para a categoria.


Durante a última semana, o governador João Azevêdo recebeu os representante do Fórum e reuniu a equipe técnica para analisar as propostas enviadas para ao Estado. De acordo com Steferson Nogueira, delegado e presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), entidade membro do Fórum, a equipe técnica do governo apresentou repercussões com falhas e, em algumas situações, os números da Secretaria de Administração não batiam com os da Secretaria da Fazenda.


São 14 entidades que representam mais de 16 mil policiais. As entidades discutem o subsídio da categoria e aposentadoria desde maio de 2019 quando o Fórum foi criado para unificar os pleitos. Após a negativa, por parte do Governo do Estado da 1ª e 2ª proposta enviadas ao Governo, outras duas foram apresentadas nas últimas semanas, sem sucesso.


“Ao nosso sentir há equívocos de metodologia implementados, uma vez que por mais que se reduza o percentual pedido, o valor do impacto sempre é alto. O governador marcou outra audiência para hoje, praticamente na hora da Assembleia marcada há quase um mês. Pedimos para que essa audiência ocorresse antes da assembleia. Já temos um compromisso com a categoria, a realização desta Assembleia é essencial”, afirma Steferson.


A Assembleia Geral Unificada foi anunciada em janeiro, dando tempo hábil para que as propostas fossem discutidas pela equipe técnica do Governo. “Não conseguimos chegar a um denominador comum. Apesar dos argumentos apresentados pelo governador, não vamos aceitar continuar com os piores salários da segurança pública do Brasil. Testamos o diálogo o máximo possível, agora vamos conversar com a categoria durante a Assembleia Geral Unificada para tomarmos outros rumos”, explica Steferson.


Confira nota anexada.

FÓRUM DAS ENTIDADES DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DA PARAÍBA

NOTA

O Fórum das Entidades das Polícias Civil e Militar, que reúne 14 entidades representativas dos policiais civis, militares e do corpo de bombeiros informa o seguinte:

1- No dia 29 de janeiro de 2020 o Governador recebeu as entidades e concluiu a reunião determinando a criação de comissão formada por membros do Fórum e a equipe econômica para que até a segunda, dia 03 de fevereiro de 2020, fosse realizado o impacto da proposta apresentada, para que o Governo pudesse tomar uma decisão; 2- No dia 03 de fevereiro de 2020, representantes do Fórum estiveram na secretaria de administração, das 08 às 17 horas, e após a repercussão financeira da proposta ter sido realizada por técnicos da administração, a secretaria da fazendo entendeu que os cálculos estavam errados e precisavam refazer. Os representantes saíram sem uma posição sobre a proposta; 3- No dia 04 de fevereiro de 2020, novamente, os representantes do Fórum voltaram à Secretaria de Administração, às 08 horas, no intuito de terem acesso aos novos cálculos e uma posição do Secretário da Fazenda. Os representantes aguardaram por 12 horas. Foram atendidos pelos Secretários da Fazenda e da Administração depois das 20 horas. Foi apresentado um novo impacto da proposta. Analisando os cálculos, os representantes encontraram equívocos, que foram reconhecidos pela equipe econômica. Contudo, mesmo diante das explicações dos membros do Fórum, com exemplos de formas de realização de impactos de aumentos concedidos em governos anteriores, não restou demonstrada a intenção de apresentar algo aos policiais; 4- O que mais chamou a atenção dos membros do Fórum foi o fato de que o valor da repercussão financeira dessa quarta proposta apresentada (incorporação da bolsa em 36 meses + reajuste salarial de 24% em 24 meses) ser superior a primeira proposta, que foi de 53% com subsídio. Ao nosso sentir há equívocos de metodologia implementados, uma vez que por mais que se reduza o percentual pedido, o valor do impacto sempre é alto e nesse caso, inusitadamente, 24% é maior do que 53%; 5- O Secretário da Fazenda informou que o Governador receberia 4 membros do Fórum, amanhã, às 15 horas. Contudo, os representantes informaram que tinham um compromisso marcado há um mês com o os policiais de todo o Estado, pois a a Assembleia Geral Unificada, foi designada para o dia 05 de fevereiro, às 13 horas. Dessa forma, solicitaram que a audiência ocorresse antes da assembleia e com a presença dos 14 Presidentes.
Tentamos evitar ao máximo a necessidade dessa assembleia, pois acreditávamos que seríamos reconhecidos por ser o único Estado a reduzir por 8 anos consecutivos os

FÓRUM DAS ENTIDADES DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DA PARAÍBA

índices de criminalidade, que deixaríamos de ter os piores salários do Brasil, que deixaríamos de ser importantes apenas para a publicidade do Governo, que seríamos reconhecidos por arriscarmos nossas vidas pelo cidadão paraibano, mesmo com o risco de perdermos 50% da remuneração. Porém, cidadão paraibano, qualquer decisão que venha a ser tomada na assembleia, deixamos claro que não será por nossa vontade ou culpa, mas sim por não termos sido reconhecidos pelo Governo do Estado, até a presente data.

Cidadão Paraibano, apoie as suas polícias, que se arriscam por você.

Policial Paraibano, vamos juntos, unidos e fortes, darmos um basta e pedir respeito e reconhecimento. Não temamos. Combatemos criminosos de peito aberto, portanto não nos curvemos a retaliações ou ameaças.

O momento é agora, faça sua parte, compareça amanhã, 05 de fevereiro de 2020, às 13 horas, na Rua das Trincheiras, em frente a Caixa Beneficente, em João Pessoa, Paraíba.
Todos de Preto.

Por uma polícia valorizada e respeitada. Diga não ao pior salário do País.

João Pessoa, 04 de fevereiro de 2020

FÓRUM DAS ENTIDADES DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DA PARAÍBA

FÓRUM DAS ENTIDADES DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DA PARAÍBA

Antônio Erivaldo Henrique de Sousa Presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado da Paraíba – SINDSPOL
Antônio Targino da Costa Neto Presidente do Sindicato dos Agentes de Investigação do Estado da Paraíba – SINAIEP
Arnaldo Coutinho de Olivieira Presidente do Sindicato dos Escrivães do Estado da Paraíba – SINEPEP
Charles Lustosa dos Passos Sindicato dos Agentes Operacionais de Polícia Civil da Paraíba - SINDAOPCPB
Clébio da Silva Gomes Presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais Civis da Paraíba - ASPPEPB
Eliane Santos de Souza Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Paraíba – ACSPMBM/PB
Francisco de Assis Silva Presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba
Germana Honório Presidente da Associação dos Técnicos em Perícia e Necrotomistas da Polícia Civil - ATENEPOL
Joelson dos Santos Silva Presidente da Associação dos Servidores da Polícia Científica do Estado da Paraíba - ASPOCEP
Luiz Antônio do Nascimento Presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado da Paraíba – ASSOF
Maquir Alves Cordeiro Presidente da Associação dos Inativos da Polícia Militar e Bombeiros
Marcos Alexandre de Oliveira Lima Sobreira Presidente da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da PM/BM
Steferson Gomes Nogueira Vieira Presidente de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba – ADEPDEL Wellington Soares de Souza Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos – ASSPOMPB

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.