Sousa/PB -
Paraíba

Sebrae Paraíba cadastra cerca de 80 artesãos de doze municípios para receber carteira profissional

Ação foi realizada na agência de Guarabira, em parceria com a Curadoria do Artesanato Paraibano

Da Redação Repórter PB

23/08/2019 às 12:36

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A agência do Sebrae Paraíba em Guarabira, por meio do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, realizou o cadastro de cerca de 80 artesãos de doze municípios do Brejo paraibano, com o intuito de fazer a carteira do artesão. A iniciativa foi feita em parceria com a Curadoria do Artesanato Paraibano, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura. Na ocasião, a artesã Maria Marcolino de Oliveira, da cidade de Belém, recebeu o título de mestra pela equipe da Curadoria.


De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Kessy Lima, dona Maria das Panelas, como é conhecida, produz panelas e potes de barro desde os 9 anos de idade, tendo aprendido o ofício por curiosidade, ao observar a vizinha. "Ela desenvolveu uma técnica própria. Agora tem 64 anos e realizou o sonho de ter a carteira de artesã", destacou. Os artesãos beneficiados são das cidades de Areia, Pirpirituba, Belém, Araçagi, Pilões, Solânea, Borborema, Bananeiras, Guarabira, Serra da Raiz, Duas Estradas e Serraria.


Além disso, dentre as tipologias dos artesãos cadastrados, estão crochê, fuxico, fibra da bananeira, cerâmica, marchetaria, brinquedos populares, ponto de cruz e vagonite. "Essa foi uma ação em prol dos nossos artesãos que não têm como ir a João Pessoa e o Sebrae facilitou a vinda deles para que eles pudessem mostrar seus trabalhos e tirar a carteirinha", afirmou Kessy Lima.


Após esse cadastro, a Curadoria vai realizar a impressão das carteiras, que permitem, além do reconhecimento do órgão, o benefício de participar de salões estaduais e nacionais e ter acesso a linhas de crédito específicas para a categoria.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.