Cejusc

Justiça Federal na Paraíba realiza novo mutirão

Esforço concentrado é direcionado aos processos que envolvem habitação em financiamentos da Caixa Econômica Federal

Começou nesta segunda-feira (17) e segue até esta quarta (19) a primeira etapa de mais um mutirão do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em parceria com a Caixa Econômica Federal. O esforço concentrado continuará na próxima semana, nos dias 25 e 27/06, buscando conciliação em 180 casos relacionados à habitação, sem que a pauta normal da unidade seja prejudicada.

Segundo o coordenador do Cejusc, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, essa é mais uma iniciativa que visa o entendimento entre as partes, evitando que os conflitos se tornem processos judiciais. “O acordo é homologado com fundamento legal e permite que os interessados encontrem soluções alternativas para problemas diversos, sem envolver ações na Justiça”, disse o magistrado. “Ninguém quer transformar um conflito em um processo, por isso a procura pela conciliação cresce cada vez mais”, complementou.

Outros mutirões

Até o mês de agosto, a JFPB realizará outros dois mutirões junto com a Caixa. De 29/07 a 02/08, o foco será em 139 processos que envolvem devedores de contratos bancários. A ação faz parte da campanha nacional “Você no Azul”, que propõe descontos de até 90% para sanar os débitos. Já de 12 a 16/08, as audiências serão referentes a outras reclamações pré-processuais que envolvem o banco.

Repórter PB

Destaques