Sousa/PB -
Evento

Em Sousa - Dia Mundial da Água é comemorado com encerramento da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água

O evento, promovido pelo Governo do Estado, teve início na segunda-feira (18), na cidade de Sousa

Da Redação Repórter PB

22/03/2019 às 18:30

Tamanho da fonte

O Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de Março, foi marcado pelo encerramento da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, realizada no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), na Capital. O evento, promovido pelo Governo do Estado, teve início na segunda-feira (18), na cidade de Sousa, e foi fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), Sudema, Aesa, Cagepa e Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado da Paraíba e Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT).

A secretária executiva de Estado dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo, proferiu palestra sobre a Situação Hídrica da Paraíba, destacando os programas desenvolvidos pelo Governo do Estado, como o programa de construção de adutoras, de construção e segurança de barragens, de perfuração de poços, a execução dos sistemas de esgotamento sanitário, programa Água Para Todos (PAD), do Programa de Integração do São Francisco (PISF) e da construção do Canal Acauã/Araçagi.

Para a secretária Virgiane, a realização da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água é uma importante ação do Governo do Estado, tendo em vista ser a água um líquido precioso e indispensável à vida. “A iniciativa demonstra ainda a preocupação que o governo tem com as questões que envolvem a água desde a captação, o tratamento e a distribuição de forma igualitária, gerando condições para que a população tenha acesso a esse líquido com qualidade”, observou.

Ainda como parte da programação foram proferidas palestras sobre o Programa Água Doce (PAD), pelo coordenador estadual Robi Tabolka, sobre a Água como Bem Humano, por João Vicente (Aesa). Estiveram presentes também o diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Valdemir Fernandes de Azevedo, do diretor da Cagepa, Jorge Gurgel, do superintendente da Sudema, Fábio Andrade, do superintendente do Ibama, Rozil Lima, do representante da Secretaria de Estado da Saúde, Emanuel Lira, e de representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado da Paraíba, bem como de estudantes, técnicos e o público em geral.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. No Estado da Paraíba, a Lei estadual Nº. 6.756, de 08 de Julho 1999, institui a Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, na qual a programação deve constar de campanhas junto a população sobre a conscientização da importância dos Recursos Hídricos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.