Sousa/PB -
Convite

TCE-PB é convidado a mostrar ferramentas de controle externo no Fórum Internacional de Auditores, em Taiwan

O Tribunal de Contas da Paraíba está demonstrando algumas de suas ferramentas de controle externo, em especial a robô Turmalina

Da Redação Repórter PB

13/03/2019 às 17:24

Imagem TCE-PB

TCE-PB ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Tribunal de Contas da Paraíba está demonstrando algumas de suas ferramentas de controle externo, em especial a robô Turmalina, no Fórum Internacional de Auditores, que está acontecendo de 11 a 22 deste mês de março em Taipei, capital de Taiwan.

Por delegação do presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, a demonstração está a cargo do auditor de contas de públicas, André Agra, coordenador do Espaço Cidadania Digital, projeto criado pela Corte em parceria com as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande objetivando difundir programas e ferramentas digitais que estimulem o controle social.

O convite para o "The International Auditors Forum" foi encaminhado ao Tribunal desde 03 de janeiro último, pelo Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, com sede em Brasília. Assinado pelo Embaixador de Taiwan, Jian-Guen Her, o documento foi endereçado ao então presidente e atual corregedor do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Todos os custos da viagem do auditor convidado (passagens, hospedagem, alimentação e transporte local em Taiwan), de acordo com ofício ROC BC 12/01/19, são de responsabilidade do NAO – National Audit Office.

ROBÔ FISCAL - A Turmalina se utiliza de Inteligência Artificial para analisar cada um dos Portais de Transparência dos órgãos e entidades públicas sob jurisdição do TCE. A ferramenta avalia a qualidade das informações referentes a despesas, receitas, contratos, licitações, pessoal, convênios e leis, além da usabilidade de cada portal.

E gera, também, relatórios de análise que, além de munirem as equipes de auditoria e os conselheiros para o trabalho de acompanhamento da gestão em tempo real, são úteis aos próprios gestores e aos cidadãos por contribuir com a transparência dos atos e gastos da administração pública. O endereço eletrônico de acesso à ferramenta é: turmalina.tce.pb.gov.br

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.