Sousa/PB -
Magistratura

Diretor do Foro da JFPB coordena três módulos de curso para magistrados federais em Recife

Entre as próximas atividades, está uma aula do conselheiro Fernando Mattos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Da Redação Repórter PB

04/02/2019 às 16:01

Tamanho da fonte

O diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, está coordenando três módulos do Curso de Iniciação à Magistratura, promovido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), em Recife. As aulas orientam os novos juízes em relação à ética, estrutura e funcionamento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), além de apresentar casos que servirão de referência no trabalho dos dez aprovados no último concurso público para Juiz Federal Substituto. Entre as próximas atividades agendadas, está uma aula do conselheiro Fernando Mattos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que será realizada nesta quarta-feira (06), na sede da Emafe5.

De acordo com o juiz federal coordenador dos módulos, o objetivo da aula com o conselheiro do CNJ é esclarecer algumas questões aos magistrados. “Essa dinâmica faz parte da disciplina ‘Deontologia, Ética e Relacionamento’, que ressalta a importância das teorias morais e orientações às nossas escolhas, sobre o que é permitido ou proibido, seguindo, principalmente, o bom senso”, complementou.

Na segunda-feira passada (28), no mesmo módulo do curso, os alunos receberam a juíza federal Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ela é a substituta do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. “Foi uma ótima oportunidade para os novos magistrados ouvirem os relatos e as experiências da juíza, que tratou dos casos de grande repercussão nacional, a exemplo da Operação Lava Jato”, destacou Bruno Teixeira de Paiva.

O diretor do Foro da JFPB também coordena outros dois módulos do Curso de Iniciação à Magistratura. Em “Estrutura Administrativa do Tribunal Regional Federal da 5ª Região”, os alunos conheceram, na semana passada, o funcionamento da Corte e as boas práticas adotadas pelas Seções a ela vinculadas, em dez estandes montados por representantes da Justiça Federal em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de servidores de setores estratégicos do TRF5. Já no módulo “Estudo do Meio”, os novos magistrados realizam, entre outras atividades, visitas institucionais, a exemplo das que estão programadas para Penitenciária Federal de Mossoró e à Reserva Florestal Nacional de Assu, no Rio grande do Norte.

Programação

O Curso de Iniciação à Magistratura segue até o dia 22/03, na Esmafe5. De 25/03 até maio, os novos juízes participarão da parte prática, atuando nas diversas Varas das Seções em que foram lotados, acompanhados por um juiz tutor.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.