Sousa/PB -
Novidade

TCE-PB lança Espaço Cidadania Digital para estimular controle social das gestões públicas

Profissionais da imprensa, no ‘2º Café com Dados’, conheceram novas versões de aplicativos para fiscalização dos gastos públicos pela sociedade, em tempo real.

Da Redação Repórter PB

12/12/2018 às 07:28

Imagem Cidadania Digital

Cidadania Digital ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Na segunda edição do ‘Café com Dados’, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, apresentou, nesta terça-feira (11), aos profissionais de imprensa, o ‘Espaço Cidadania Digital’. A sala reúne terminais de computadores que expõem plataformas, ferramentas e aplicativos que permitem ao cidadão o acompanhamento e a fiscalização da gestão pública em tempo real.

Entre as novidades apresentadas pelo conselheiro André Carlo Torres, os jornalistas conheceram e experimentaram a plataforma de “Obras 4D”, que permite o uso da realidade aumentada para fortalecer e estimular a fiscalização dos recursos públicos e controle social. Também foi apresentada a mais nova versão do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade. O Sagres.50 é uma alusão aos 50 anos de existência do TCE.

Em sua apresentação ele enfatizou o aplicativo VOCÊ (Voluntários do Controle Externo), que pode ser acessado pelo celular para consulta online. O VOCÊ foi lançado em 2007, pelo conselheiro Arnobio Viana, então presidente do TCE, e ganhou uma versão atualizada, tanto para plataformas iOS como para Andróide. Nesta fase digital, os participantes poderão anexar vídeos, fotos e áudios.

O presidente do TCE-PB destacou que o ‘Espaço da Cidadania Digital’ é um projeto que tem por objetivo o desenvolvimento de ideias e experimentos em favor do controle social dos atos e gastos públicos. André Carlo lembrou que o propósito do projeto é contribuir no aprimoramento, expansão e difusão de programas e ferramentas digitais para estimular o controle social. O espaço foi desenvolvido em parceria com a UFPB e UFCG.

O Tribunal de Contas do Estado já dispõe de um acervo tecnológico com ferramentas online, como os painéis ‘Despesômetro’ (que possibilita a verificação da marcha de gastos municipais em intervalo de minutos’), ‘Combustíveis’ (que avalia e compara gastos nesse item pelas gestões públicas), ‘Obras’ (para consultas populares sobre gastos com obras públicas), ‘Medicamentos’ (que compara gastos com remédios nas gestões públicas) e o de ‘Acumulação de Vínculos Públicos’, que foi apresentado em sua versão completamente atualizada.

Outra novidade para os visitantes foi a ‘Turmalina’, uma robô empregado na avaliação dos portais de transparências dos municípios paraibanos.

O conselheiro André Carlo informou a todos sobre a inauguração formal, na próxima quinta-feira, do Espaço Cidadania Digital. Ele já definiu este novo ambiente como “um laboratório de criatividade digital”. O projeto funciona com estagiários dos Cursos de Informática e Direito do Centro Universitário de João Pessoa, enquanto o TCE dá andamento a outras parcerias com a Universidade Federal de Campina Grande e a Uninassau.

Nesse ambiente digital criado pelo TCE-PB, também é possível acompanhar iniciativas voltadas para o aprimoramento dos Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB) do Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB).

No ‘2º Café com Dados’, iniciativa da coordenadoria de Comunicação do TCE-PB, o presidente André Carlo aproveitou para agradecer a parceria com a imprensa paraibana, ao longo dos últimos dois anos, em benefício da sociedade. Ele ressaltou a importância dos profissionais conhecerem o uso de todas as ferramentas e plataformas, para que suas informações sejam assentadas na base de dados do Tribunal de Contas, uma das maiores e mais completas entre todas as cortes de contas do país.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.