Evento

Usina Cultural Energisa abre exposição ‘Abismo’

A mostra tem classificação livre e fica em cartaz de 18 de outubro a 17 de novembro. A entrada é franca.

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, a Usina Cultural Energisa abre a exposição coletiva ‘Abismo’, que traz fotos produzidas pelos alunos e docentes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Extensão em Fotografia Artística, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A abertura acontece às 19h, na Galeria Alexandre Filho. A mostra tem classificação livre e fica em cartaz de 18 de outubro a 17 de novembro. A entrada é franca.

 

Ao todo, são mais de 20 fotográficas que levam o espectador a uma leitura simbólica relacionada à profundidade emocional, a distância entre pessoas ou entre ações. “O abismo em estudo é explorado em diferentes poéticas: Abismos entre o ser e o mundo inseguro; abismos da noite, do dia nublado ou do entardecer; o abismo da violência ou do desejo; um abismo entre a vida e a morte; entre a luz e a escuridão, entre a cor e a ausência, entre o céu e a terra; o abismo da tecnologia, do abandono, do vício, da justiça e do anonimato”, revela Idália Lins, que assina a curadoria da mostra.

Compõem a mostra olhares dos fotógrafos: Adriel Trajano, Bruna Dias, Elizabeth Pontes, Geyssi Reis, Gizelda Lyra, Hélder Nóbrega, Humberto Bisneto, Idália Lins, Jerusa Souza, Josilene Bido, Karla Noronha, Maura Fernandes, Ovídio Lima, Rejane Bernardo, Rogério Freitas Lira, Rose Félix, Thaynara Clementino, Vicente Bernardo, Wallison Medeiros e Widelene Cardoso.

“A fotografia de rua tem mostrado diversos abismos individuais que estão conectados numa teia social materialmente visível e afetivamente invisível ao mundo particular de cada pessoa. Nessa busca de registrar o humano nas ruas a série é composta de fotos de pessoas desconhecidas e ignoradas por nós diariamente. Uma tentativa de registrar aqueles que compõem a nossa complexa teia social, mas que passam despercebidos pela velocidade do tempo e pelos nossos conceitos pré-concebidos pelas regras sociais”, revela a fotógrafa Karla Noronha, que também traz trabalhos que compõem a mostra.

Serviço:

Exposição ‘Abismo’

Abertura: 18 de outubro, às 19h

Visitação até 17 de novembro de 2018

de terça a domingo, das 8h às 11h30, das 14h às 17h

Galeria Alexandre Filho

Usina Cultural Energisa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá – João Pessoa

Repórter PB

Destaques