Sousa/PB -
Evento

Energisa apoia realização do Hackfest que promove o combate à corrupção e a conscientização social sobre os gastos públicos

Evento que pretende despertar a participação social na política e no controle social chega a 4ª edição

Da Redação Repórter PB

17/08/2018 às 16:31

Imagem Hackfest

Hackfest ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Começou ontem, 16, na Estação Ciência, em João Pessoa, o Hackfest 2018. O evento busca juntar esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos. Realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a Energisa patrocinou o evento por acreditar na essência de seu propósito e considerar primordial que a sociedade esteja mais atenta aos problemas e seja mais participativa em seus governos.



“Queremos incentivar a participação da sociedade nessa maratona de mudanças. O evento permite aos cidadãos a possibilidade de contribuir com a solução de problemas a partir da sugestão de Projetos de Leis. É uma excelente oportunidade de fazer parte de projetos de mudanças em nossas cidades”, avalia José de Aracoeli, assessor institucional da Energisa.

A 4ª edição foi iniciada com a apresentação de uma orquestra musical composta por crianças que fazem parte de um projeto social realizado no bairro Alto do Mateus. O procurador de Justiça do MPPB, Francisco Ferraz, fez o discurso de abertura. “Isso aqui é uma oportunidade ímpar de avançar. É contagiante esse clima com jovens usando suas habilidades de gamers e programação para criação de aplicativos com o intuito de tentar transformar o futuro. Além de estimular a vigilância ao bem público, eu espero que o Hackfest desperte momentos permanentes de reflexão sobre o significado de nossas instituições”, disse.

Entre os palestrantes do dia, o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor do Estadão Dados, Daniel Bramatti, que ressaltou a importância do jornalismo investigativo, principalmente no combate a notícias falsas, boatos e desinformação. Bramatti mostrou vários exemplos de como a partir de dados extraídos da internet é possível obter informações relevantes e de impacto social.

A solenidade foi encerrada com palestra do Ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, sobre “Tecnologia, transparência e integração no combate à corrupção”. A apresentação abordou o papel do Portal da Transparência, que torna públicas as informações do Governo. “Nosso portal está cheio de ferramentas de busca que fomentam o controle social. A transparência é um aspecto básico no combate à corrupção e ela é recente na nossa cultura, por isso precisamos estimulá-la”. O Hackfest vai até domingo (19).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.