Sousa/PB -
Saúde

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país

A decisão já está em vigor em todo o país, e quem insistir na divulgação ou venda desses itens poderá responder por crime contra a saúde pública.

Da Redação Repórter PB

21/01/2026 às 16:15

Ads 970x250
Imagem Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Anvisa baniu, nesta quarta-feira (21), a venda e o uso de diversas "canetas emagrecedoras" contrabandeadas que ganharam fama nas redes sociais.

A proibição atinge os produtos das marcas Synedica e TG (tirzepatida), além de todos os lotes de retatrutida. Os itens, conhecidos popularmente como remédios do Paraguai, eram vendidos ilegalmente em perfis do Instagram.

O principal motivo do bloqueio é que esses medicamentos são fabricados por empresas desconhecidas e não possuem nenhum registro ou fiscalização no Brasil.

Segundo a agência, como a origem é duvidosa, é impossível saber o que realmente há dentro dessas canetas ou se elas foram feitas em condições de higiene adequadas.

A Anvisa reforçou o alerta de que esses produtos não devem ser usados "em nenhuma hipótese", pois podem oferecer graves riscos à saúde de quem tenta emagrecer sem orientação médica.

A decisão já está em vigor em todo o país, e quem insistir na divulgação ou venda desses itens poderá responder por crime contra a saúde pública.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.