
02/01/2026 às 08:30
O Supremo Tribunal Federal (STF) promove, na próxima quarta-feira (8), em Brasília, uma programação especial para relembrar os três anos das invasões às sedes dos Três Poderes.
Sob o título “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”, o evento busca reafirmar a solidez das instituições brasileiras diante dos atos de vandalismo e da tentativa de golpe de Estado ocorridos em 2023.
A agenda comemorativa terá início à tarde com a abertura da exposição “Mãos da Reconstrução”, no Espaço do Servidor, seguida pela exibição de um documentário homônimo no Museu do Tribunal.
A programação também inclui uma roda de conversa entre jornalistas sobre a cobertura dos ataques e uma mesa-redonda institucional no Salão Nobre. Segundo o ministro Edson Fachin, presidente da Corte, recordar a data é fundamental para manter viva a história e evitar que movimentos antidemocráticos voltem a se articular no país.
A efeméride ocorre em um cenário jurídico já consolidado. Após intensas investigações, o STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados próximos por tentativa de golpe de Estado.
As sentenças basearam-se na articulação de uma conspiração que visava anular o resultado das eleições de 2022 para manter o ex-mandatário no poder, episódio que teve como estopim as depredações na Praça dos Três Poderes e episódios de violência em Brasília durante a transição de governo.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera