Sousa/PB -
Cultura

Lei de Sílvia Benjamin cria Semana Estadual de Vivência em Museus na Paraíba

O objetivo central da proposta é aproximar a população paraibana dos espaços de memória e cultura, incentivando o hábito de visitar, valorizar e preservar os museus do estado.

Da Redação Repórter PB

24/10/2025 às 15:40

Ads 970x250
Imagem Deputada estadual, Sílvia Benjamin (Republicanos)

Deputada estadual, Sílvia Benjamin (Republicanos) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos) é autora da Lei 10.040/2025, que institui a Semana Estadual de Vivência em Museus, agora incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba. A iniciativa, sancionada pelo governador João Azevêdo neste mês de outubro, será celebrada anualmente perto do dia 18 de maio, data reconhecida mundialmente como o Dia Internacional dos Museus.

O objetivo central da proposta é aproximar a população paraibana dos espaços de memória e cultura, incentivando o hábito de visitar, valorizar e preservar os museus do estado. A Semana de Vivência busca ainda estimular debates, palestras e rodas de diálogo sobre o papel desses equipamentos culturais na formação da identidade e na preservação da história da Paraíba.

“Temos equipamentos históricos belíssimos, recentemente inclusive recebemos o Museu de História da Paraíba, um equipamento fantástico localizado em João Pessoa que conta em detalhes e arte a história do nosso estado. Então é fundamental fomentar o engajamento da sociedade nesses espaços culturais. Acredito que a lei vai impulsionar esse acesso”, explicou a parlamentar.

De acordo com o texto da lei, a programação também deverá promover a integração entre escolas, universidades e instituições públicas com os museus, fortalecendo a educação patrimonial e a cidadania. “Os museus representam uma conexão viva entre passado, presente e futuro, sendo espaços de transformação social e valorização das raízes culturais paraibanas”, reiterou Sílvia.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.