Sousa/PB -
Abertura

Governo realiza Plenária de Atualização da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

A iniciativa foi promovida pela Gerência Executiva de Equidade Racial da Semdh que convocou os municípios que realizaram conferências em 2022 para participarem da etapa de atualização.

Da Redação Repórter PB

10/07/2025 às 16:20

Imagem V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), realizou nessa terça-feira (9), em João Pessoa, a Plenária de Atualização da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Paraíba – V Coepir/PB, com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial". O encontro aconteceu na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) e reuniu delegadas e delegados de diversas regiões do estado, reafirmando o compromisso da gestão estadual com a construção de uma Paraíba antirracista.

Na mesa de abertura, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, saudou todas as pessoas presentes reforçando que "uma democracia verdadeira só existe se for construída sem racismo." Também participaram da abertura a diretora-geral da Acadepol, Maísa Félix, e Mãe Renilda, chefe de unidade de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa. Ambas destacaram a importância da plenária como um espaço fundamental de escuta, atualização e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial.

A conselheira nacional de Promoção da Igualdade Racial, Mãe Tuca d’Osoguiã, também participou da mesa, enfatizando o papel estratégico da plenária para garantir a escuta qualificada dos territórios e o protagonismo dos povos tradicionais, quilombolas e de matriz africana.

Como parte da programação, a professora e diretora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ivonildes Fonseca, ministrou uma palestra sobre representatividade, enfrentamento ao racismo e a importância das políticas públicas voltadas para a equidade racial. Ela destacou o papel das universidades no processo formativo antirracista e na valorização das vozes historicamente silenciadas.

Durante a plenária, foram eleitas 15 propostas nacionais — cinco por eixo temático, com duas priorizadas por eixo— que serão encaminhadas para subsidiar a construção da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Brasília, de 25 a 29 de julho. O processo de escolha respeitou critérios de gênero, cidadania LGBTQIAPNB+, pessoas com deficiência e diversidade geracional, com destaque para a participação de 30% de jovens na composição.

A secretária Lídia Moura reforçou que “a presença das delegadas e delegados municipais é fundamental para garantir a representatividade das propostas construídas nos territórios, fortalecendo a democracia participativa e contribuindo diretamente para a consolidação de políticas públicas voltadas à justiça e à reparação racial na Paraíba.”

A iniciativa foi promovida pela Gerência Executiva de Equidade Racial da Semdh que convocou os municípios que realizaram conferências em 2022 para participarem da etapa de atualização. A Semdh segue à disposição para parcerias que fortaleçam o enfrentamento do racismo e a construção de políticas públicas transformadoras em todo o território paraibano.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.