Sousa/PB -
Evento

Palestra e mamografia para servidoras fazem parte das ações do Outubro Rosa na DPE-PB

Exames serão ofertados a defensoras públicas e servidoras com mais de 40 anos.

Da Redação Repórter PB

21/10/2020 às 11:12

Tamanho da fonte

Em alusão ao Outubro Rosa, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) realiza na próxima segunda-feira (26), na Sala de Reunião do Conselho Superior, a palestra “Autocuidado é prevenção”, com a médica do Serviço de Oncologia do Hospital Laureano, Dalva Guedes Arnaud. O evento marcado para as 14h30 conta com a parceria do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac).

Com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância da prevenção e do combate ao câncer de mama e do colo do útero, a palestra destinada aos servidores da DPE-PB também será transmitida pelo aplicativo Google Meet para os servidores da Fundac. O Núcleo Especial de Direitos Humanos e da Cidadania (Necid) e a Ouvidoria Geral da DPE-PB, responsáveis pela promoção da campanha na instituição, pedem que todos vistam trajes de cor rosa no dia do evento.

Além de representantes do Necid e da Ouvidoria, a mesa será formada por Flávia Barbosa e Roseane Machado, do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer; Dalva Guedes Arnaud, médica do Serviço de Oncologia do Hospital Napoleão Laureano; e membros da Fundac.

MAMOGRAFIA – Ainda no dia 26 de outubro, as defensoras públicas e servidoras da DPE-PB com mais de 40 anos que desejam realizar o exame de mamografia gratuitamente devem apresentar fotocópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência à equipe organizadora da campanha.

CONSCIENTIZAÇÃO - Durante todo o mês de outubro, a equipe vem abordando o tema dentro da Sede Administrativa da DPE por meios de informativos sobre o autoexame e entrega de laços. O objetivo é encorajar mulheres a se prevenirem, uma vez que doença é assintomática no seu estágio inicial.

DADOS PREOCUPAM - De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano de 2019, foram feitas apenas 2,7 milhões. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de pessoas e alerta para a importância da campanha.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.