Sousa/PB -
Suplementação

Projeto de suplemento alternativo para prevenção de doenças ósseas do SESI PB é finalista da maior feira de ciências do Brasil

A equipe do SESI Paraíba desenvolveu o projeto para a mostra de Iniciação Científica - MIC.

Da Redação Repórter PB

24/03/2020 às 07:27

Imagem Alunos do SESI em CG

Alunos do SESI em CG ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

Um estudo desenvolvido por alunos e professores da Escola SESI Prata, em Campina Grande, utiliza o citrato de cálcio presente nas cascas de ovos como suplementação para combater doenças ósseas. A pesquisa realizada pelos alunos Alice da Silva Barros, e Vinícius Gonçalves Almeida, sob a orientação do professor Eduardo Adelino Ferreira e co- orientação de Alexsandra Souza, foi selecionada para a 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE, que acontece de forma virtual (em decorrência da pandemia do novo Coronavírus), a partir desta segunda-feira, 23/03 até o dia 04 de abril, tendo como pólo a Universidade de São Paulo.

A equipe do SESI Paraíba desenvolveu o projeto para a mostra de Iniciação Científica - MIC. O trabalho foi feito em várias etapas que incluiu uma pesquisa de campo de cunho exploratório, onde o público alvo foram as colaboradoras do Centro de Atividades do SESI, João Rique Ferreira, em Campina Grande - PB, onde o quadro funcional é 70% composto por mulheres. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, em seguida aplicou-se um questionário estruturado com 14 itens, com objetivo de sondar os hábitos alimentares das mulheres envolvidas, bem como, o perfil socioeconômico delas.

Após uma análise dos dados utilizando um referencial teórico e categorizado foi verificado que entre as mulheres que apresentavam maior incidência de doenças ósseas, possuiam baixa ingestão de alimentos ricos em cálcio. A partir da constatação, a equipe criou a pasta de citrato a partir das cascas de ovos de galinha para ser utilizado na suplementação alternativa delas, e ainda realizou palestras para conscientizá-las sobre o consumo e modo de preparo do produto para que as colaboradores pudessem inserir o citrato de cálcio no cardápio delas.

"Todo esse trabalho é resultante de um projeto maior, que é o Laboratório de Iniciação Científica, uma proposta do SESI Paraíba, onde os alunos já no ensino médio são estimulados a desenvolverem projetos de iniciação científica, algo inovador e que tem trazido ganhos para nossos alunos e professores", ressaltou Alexsandra Souza, gerente de Educação Básica do SESI.

O projeto inovador, sustentável e com potencial de aplicabilidade tendo em vista sua biodisponibilidade e absorção, está concorrendo na Mostra Científica da FEBRACE.

Para votar no Projeto "BIO129 - Utilização das casca de ovos para produção da pasta de citrato de cálcio: suplemento alternativo para prevenção de doenças ósseas", acesse o link: https://febrace.org.br/virtual/2020/BIO/129/

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.