Sousa/PB -
transposição

ALPB e Câmaras de Vereadores discutem projeto de transposição de água para o Cariri

Uma das possibilidades apresentada na audiência pública foi a expansão da Adutora do Pajeú, que já atende municípios dos estados do Pernambuco e Paraíba

Da Redação Repórter PB

16/08/2019 às 08:45

Tamanho da fonte

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (15), audiência pública, em conjunto com as Câmaras de Vereadores de Taperoá e outras cidades da região do Cariri paraibano, para discutir a perenização do Rio Taperoá.

A sessão, que ocorreu na Câmara Municipal de Taperoá, reuniu diversas autoridades locais para discutir a criação de um projeto para transposição para levar água às cidades da região.O deputado Moacir Rodrigues, coautor da propositura, destacou que, além de amenizar a seca, a vinda de água para o Rio Taperoá vai gerar mais desenvolvimento econômico para população do Cariri.

Uma das possibilidades apresentada na audiência pública foi a expansão da Adutora do Pajeú, que já atende municípios dos estados do Pernambuco e Paraíba, para o Rio Taperoá. “Em primeiro lugar, nós precisamos que seja feito o projeto. Já foram feitos tantos projetos na Paraíba, como o canal Acauã-Araçagi para levar água para a zona da mata. Por que não deixar um pouco de água no Cariri? É um esforço de prefeituras, estados e Governo Federal. Todos unidos em prol da população”, afirmou.

Ainda de acordo com o deputado, o objetivo do projeto chamado de "Ramal do Cariri”, que prevê a perenização de rios e açudes, envolve mobilizar as cidades do Cariri paraibano para a construção de uma transposição de água que passe por diversas cidades da região, como Monteiro, Sumé, Serra Branca, Livramento e Taperoá.

Para o vereador de Taperoá, Aílton Paulo, que também foi coautor da propositura, a perenização do Rio Taperoá vai contribuir para o fortalecimento da agricultura e pecuária da região. “As pessoas do campo, que moram na zona rural, não têm mais como permanecerem lá. Além de existir o risco de estarem expostas [a doenças], tem o risco financeiro. Então, o que nós estamos querendo fazer é promover emprego e renda. E só vamos conseguir isso, numa região semiárida, se existir água”, explicou.

O prefeito de Taperoá, Jurandir Gouveia, destacou que a união dos representantes de Poderes municipais e estaduais é fundamental para a concretização do projeto.

“Hoje, estamos numa luta muito grande pela interligação com a Adutora do Pajeú, para que Taperoá também seja contemplada. Eu tenho certeza que através dos deputados, da força política, do presidente Birino, dos vereadores, a prefeitura, junto com o deputado Moacir e outros companheiros, vamos conseguir em breve a conclusão desse projeto de grande importância não só para Taperoá, mas para toda a região”, declarou.

De acordo com presidente da Câmara Municipal de Taperoá, o vereador Birino, a realização da obra vai resolver o acesso da população à água no município. “É muito importante essa audiência, porque Taperoá já tem uma situação difícil com o problema de água. A gente tem um açude aqui, mas não podemos dizer que temos água garantida. Então, se conseguirmos chegar a executar essa obra, a cidade ficará despreocupada com o problema de água”, concluiu.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.