
De acordo com informações da própria Vale, o nível de segurança da barragem da mina Gongo Soco subiu de 2 para 3. Em termos técnicos, isso significa “rompimento ou risco iminente de rompimento”.
A mineradora informou ainda que a medida adotada é preventiva e que a decisão foi tomada depois que um auditor independente informou que a barragem apresentava “condição crítica de estabilidade”.
Na noite desta sexta, o prefeito do município, Décio Geraldo dos Santos, se encontrou com representantes da Vale e da Defesa Civil do de Minas Gerais. Esta é segunda vez que as sirenes são disparadas na região. As pessoas que vivem na área mais próxima à barragem já tinham sido retiradas de suas casas no dia 8 de fevereiro deste ano.
Membros da Defesa Civil e uma Tropa de Choque foram enviados para Barão de Cocais, onde ficarão de prontidão, caso haja necessidade de ajudar mais pessoas a deixarem suas casas.Agencidadorario