Sousa/PB -
Balanço

Economia brasileira encolhe 3,34% em maio, aponta Banco Central

Recuo veio após crescimento de 0,5%, em abril comparado a março

Da Redação Repórter PB

16/07/2018 às 13:04

Imagem Caminhões

Caminhões ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A atividade econômica recuou em maio. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 3,34%, na comparação com abril, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (16). O recuo veio após crescimento de 0,5%, em abril comparado a março. As informações são da Agência Brasil.

Em maio, o país foi afetado pela crise de desabastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros no final do mês. Na comparação com o mesmo mês de 2017, houve queda de 2,90%. No ano, foi registrado crescimento de 0,73%. Em 12 meses, a expansão chegou a 1,13%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB -soma de todas as riquezas produzidas no país), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com informações da Folhapress.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.