futebol

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo: veja como estão os grandes para o Paulistão 2020

O Palmeiras aposta no retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo ao clube para conquistar o Paulistão 2020



O ano de 2020 já está com a bola em campo e os quatro grandes clubes, pela primeira vez, irão disputar juntos a Copa Libertadores. O Paulistão servirá como um aperitivo para o torcedor conferir como o Timão, o Verdão, o Peixe e o Tricolor Paulista, iniciam essa temporada. A partir do desempenho apresentado durante o estadual, seus torcedores poderão apontar os pontos fortes e fracos de cada equipe e até estabelecer um palpite de favorito ao título da Libertadores.

O Corinthians, atual campeão e maior vencedor histórico do Campeonato Paulista, com 30 títulos, vai atrás de um feito histórico nesta temporada. Conquistar o tetracampeonato e igualar a marca do clube Paulistano que desde a segunda década do século passado, até hoje é o único tetracampeão paulista.

Após levantar a taça do Campeonato Paulista em 2017, 2018 e 2019, o Timão tenta repetir o feito em 2020 e entrar para a história. Se conquistar o estadual neste ano, o Corinthians será a primeira equipe da era profissional a ter quatro títulos em sequência. O Paulistano, clube que optou em não profissionalizar o futebol, foi campeão paulista em 1916, 1917, 1918 e 1919.

O Timão vai iniciar a campanha com o seguinte time-base: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Gil e Sidcley (Lucas Piton); Camacho e Victor Cantillo; Pedrinho, Luan e Janderson; Boselli.

O Palmeiras aposta no retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo ao clube para conquistar o Paulistão 2020. Esta será a quarta vez que Luxa treina o Verdão. A primeira foi entre 1993 e 1994, quando ele comandou a conquista de um título para o clube após 17 anos de fila. Foram dois títulos paulistas, dois brasileiros e um Rio-São Paulo. Luxa voltou em 1996 e conquistou mais um Paulistão com um time que entrou para a história por marcar mais de 100 gols no campeonato.

O técnico, de 67 anos, recuperou força no mercado depois de conduzir o Vasco na luta contra o rebaixamento e uma vaga na Sul-Americana no último Brasileirão. Porém, ele não renovou com o clube carioca, em parte, por desacerto sobre os investimentos no elenco para 2020.

A terceira passagem foi bem complicada. Com ele, em 2002, o Verdão foi eliminado pelo ASA de Arapiraca na Copa do Brasil e não conquistou nenhum campeonato. Saiu no início do Brasileirão para o Cruzeiro e foi acusado por torcedores de ter iniciado o processo que levou o clube ao rebaixamento para a Série B do brasileirão.

O atual elenco do Palmeiras não tem tantas estrelas do futebol, e Luxemburgo sabe que essa equipe ainda tem muito a evoluir em relação a qualidade física, tática e técnica.

O Santos chega com a boa base deixada por Jorge Sampaoli, como Soteldo e Carlos Sánchez, agora com o português Jesualdo Pereira no comando. Com um estilo mais equilibrado que o ofensivo argentino, o novo comandante também representa uma reformulação na maneira de jogar, a qual levou o time alvinegro ao vice-campeonato brasileiro no ano passado. Algumas lideranças importantes, como Vanderlei e Victor Ferraz também deixaram o clube.

O time base do peixe é Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Sasha e Soteldo.
O técnico Jesualdo Ferreira, terá de trabalhar com o elenco que tem em mãos até o final do Paulistão. Foi isso que informou o presidente do clube, José Carlos Peres. O mandatário afirmou que o Peixe não terá reforços até o fim do estadual.

Enfrentando uma crise financeira desde o ano passado, o Tricolor Paulista não contratou novos nomes, optando por manter os reforços de 2019 para a disputa do Estadual, campeonato que não vence desde 2005. Busca também, por dar continuidade ao trabalho iniciado por Fernando Diniz. O clube confirmou as contratações de Tiago Volpi, Vitor Bueno e Igor Vinícius, anteriormente emprestados, e aposta muito em Cotia.

Os jogadores da base reforçam o time de Fernando Diniz e também aliviam as finanças do clube. Nos últimos anos, jogadores como David Neres e Luiz Araújo foram negociados pouco depois de serem promovidos ao profissional. Morato, por outro lado, foi vendido ao Benfica sem sequer ter estreado na equipe principal. O São Paulo não teve grandes problemas para estrear com vitória no Paulistão e segue firme visando a taça.

A disputa pelo título estadual, entre os quatro gigantes, é sempre um espetáculo a ser acompanhado. O show acontece tanto nos gramados com os jogadores, quanto nas arquibancadas com torcidas empenhadas e apaixonadas por seus clubes. O Paulistão é um dos campeonatos que mais mobiliza público. No site de apostas esportivas Betway você pode acompanhar as principais partidas e seus resultados. Para a alegria dos amantes de futebol é hora de acompanhar quais são os clubes que começam na frente na disputa pelo primeiro título do ano.

Repórter PB

Destaques