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Melhoria

Projeto coordenado por professora da UFPB é premiado por reduzir índice de repetência e evasão

A iniciativa concorreu com aproximadamente mil outros trabalhos inscritos, dos quais 10% foram premiados

Da Redação Repórter PB

12/12/2018 às 19:40

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Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

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Um projeto que está conseguindo reduzir os índices de repetência e evasão no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos vencedores do Prêmio Iniciação à Docência 2018, entregue durante o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB. A iniciativa concorreu com aproximadamente mil outros trabalhos inscritos, dos quais 10% foram premiados.

Trata-se do Projeto de Tutoria/PROTUT, que é coordenado pelas professoras doutoras Ana Karine Farias da Trindade C. Pereira e Monique Danyelle Emiliano Batista Paiva. “Esse projeto visa diminuir o nível de repetência, melhorar o estímulo dos alunos em relação as revisões e fixação dos conteúdos. Ele oferece uma forma mais integralizada ao aluno para assistir aquelas aulas e aproveitar as lições dentro de um contexto junto a com seus pares”, explica a docente.

Melhoria de desempenho

Durante o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, realizado no mês de novembro, as professoras Ana Karine e Monique, em conjunto com seus tutores: Igor Bronzeado, Amanda Beliza Ramalho, Paôlla Gabrielly Ramalho e Vitor Silva apresentaram o trabalho intitulado “A Importância do Projeto de Tutoria/PROTUT no Ensino Aprendizagem de Anatomia Aplicada à Fonoaudiologia”. “Nosso trabalho concorreu dentro dessa perspectiva [de redução da repetência e da melhoria do desempenho dos alunos] e, com os resultados que nós obtivemos, ele teve uma grande expressividade”, acrescentou.

Ela explica que Fonoaudiologia era um curso no qual anteriormente se registrava um alto índice de repetência. A situação mostrou-se bem mais positiva após a implantação do PROTUT, que colocou outros alunos para tutoriar os colegas do curso. “Eles vão ajudar outros estudantes com a nossa supervisão. Então esses alunos têm uma assistência mais especializada e, dentro disso, vão melhorando cada vez tanto em relação à assimilação do conteúdo quanto em relação às notas das provas, vínculos interpessoais e no desenvolvimento de lideranças através do trabalho em equipe”, afirmou a professora Ana Karine.

Ganhos acadêmicos

E os alunos que recebem tutoria não são os únicos beneficiados pelo projeto. Os estudantes supervisionados que atuam como tutores também têm muitos ganhos acadêmicos. “Quando a gente delega essa tarefa aos alunos, eles vão se motivando cada vez mais de acordo com o desempenho que conquistam”, avaliam as coordenadoras do projeto.

Para participar do Projeto de Tutoria, os estudantes interessados precisam passar por uma avaliação prévia, que inclui avaliação de conteúdo e entrevista. Os aprovados passam a integrar o grupo pelo período de um ano. “Essa experiência contribui bastante para o crescimento acadêmico dos alunos. Porque eles vão trabalhar junto com os seus pares e colocar aquilo que aprenderam em prática ajudando outros estudantes, o que também fortalece bastante as relações interpessoais”.

Fonte: Repórter PB

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